*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

12º CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE KARATE

Lima, a capital peruana, sediou o 12º Campeonato Sul-Americano Junior de Karate e o 22º Campeonato Sul-Americano Senior de Karate ao longo dos dias 28 a 30 de junho. O evento, realizado pela Confederação Sul-Americana de Karate (CSK), aconteceu no Coliseu de Esportes Eduardo Dibós e contou com a presença das seleções nacionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A Federação Peruana de Karate (FPK) organizou este evento com maestria e atenta aos detalhes, o que fez esta edição superar anteriores no que tange a logística e a hospitalidade. Cerca de setecentos selecionados atletas disputaram as modalidades individuais e por equipes de kata (luta imaginária com apresentação de formas pré determinadas) e shiai kumite (luta por pontos) nesta que é a competição mais importante da porção sul do continente americano.
Atletas de todo Brasil que compõem a Seleção Brasileira de Karate Oficial se reuniram nesta terça-feira, 26/06, no Aeroporto Internacional de Guarulhos de onde embarcaram rumo a capital peruana. Cabe ressaltar que a Confederação Brasileira de Karate (CBK) é a entidade oficial de administração nacional desta arte marcial e formadora da Seleção Brasileira Oficial em virtude do seu reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Olímpico Internacional (COI). 
Parte dos atletas fluminenses no Peru: Lucas de Azevedo,  Eric Henrique Braga e Ramon dos Passos


Além do título Sul-Americano, também foram disputadas pelos atletas das classes Infantil (12/13 anos), Cadete (14/15 anos), Junior (16/17 anos), e Sub 21 (18/20 anos) uma vaga para participar do 23º Campeonato Pan-Americano Junior de Karate, a se realizar no final de agosto em Cancun, México. Para tal, os contendores deveriam subir ao pódio neste Sul-Americano.
O mascote oficial do 12º Campeonato Sul-Americano de Karate foi o eleito "Tunki", que tem a origem de seu nome no dialeto indígena sul-americano quechua e significa "galo das rochas", a ave nacional do Peru. O nome "Tun-ki" também contém a palavra japonesa "ki", cujo conceito está ligado a prática do karate-do: a energia vital que flui em todos os seres vivos. Estes significados definem a essência do personagem "Tunki".
Tunki, o mascote do Campeonato Sul-Americano de Karate 2012


A eleição do mascote oficial do 12º Campeonato Sul-Americano de Karate teve como vencedor um personagem que agrega os valores que identificam o Peru como país anfitrião e também o espírito do karate-do Sul-Americano. Como sede para o Sul-Americano 2013 foi eleito o Equador.
A Associação Maricaense de Karate (AMK), tradicional escola desta arte marcial em Maricá, RJ, graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Maricá (PMM) por meio de sua Secretaria de Esportes, se fez representada em mais este desafio por meio da participação do karateka maricaense Eric Henrique Braga (17), atleta da Seleção Brasileira Junior, Tri Campeão Brasileiro e estudante bolsista do curso de Engenharia de Produção na Universidade Veiga de Almeida (UVA - Cabo Frio). Para chegar ao Peru, Eric Henrique Braga embarcou no dia 25/06 rumo a São Paulo, onde se encontrou com a Comissão Técnica para viajar a capital peruana, local do seu maior desafio neste primeiro semestre.
Técnico Carlos Roberto Garitta (centro) e a Seleção Brasileira Junior


Eric Henrique Braga se preparou com dedicação e tranqüilidade após ter se classificado para integrar a Seleção Brasileira da modalidade ao vencer a Seletiva Nacional 2012, ocorrida em abril passado no estado de São Paulo. A exceção de 2010, Eric Henrique Braga permanece na Seleção Brasileira desde 2008.
Neste Sul-Americano, Eric Henrique Braga enfrentou na primeira rodada um atleta da casa e classificou-se (3 x 2) para a semifinal, na qual cedeu (0 x 2) a revanche ao atleta venezuelano que vencera na final Sul-Americana e semifinal Pan-Americana em 2008. Na chave de repescagem, venceu (4 x 1) o atleta do Equador e conquistou mais uma medalha de bronze para o Brasil e para o seu currículo. Agradecimentos mais que especiais ao Técnico da Seleção Brasileira Junior, Carlos Roberto Garitta Sensei, e aos seus apoiadores. Cabe ressaltar que o atleta competiu acometido inflamação na garganta e febre devido ao intenso frio daquele país.


Retrospecto internacional do karateka Eric Henrique Braga:
  • 8º Sul-Americano Junior 2008/Argentina - 1º lugar
  • 19º Pan-Americano Junior 2008/Chile - 1º lugar
  • 20º Pan-Americano Junior 2009/El Salvador - 9º lugar
  • 11º Sul-Americano Junior 2011/Paraguai - 3º lugar
  • 22º Pan-Americano Junior 2011/Brasil - 9º lugar
  • 12º Sul-Americano Junior 2012/Peru - 3º lugar
Para conhecer os resultados gerais e individuais do 12º Campeonato Sul-Americano Junior de Karate e do 22º Campeonato Sul-Americano Senior de Karate, clique aqui.
A chefe da delegação brasileira, Profª Mirtha Celayes, volta ao Brasil com os troféus conquistados

No dia 02/07 Eric Henrique Braga retornou ao Brasil e seguiu diretamente para Presidente Prudente, SP, onde se preparará com o Profº Renato Franco para disputar os Jogos Regionais de São Paulo.

Próximos desafios da temporada:
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Para conhecer mais sobre estes guerreiros, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou entre em contato pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .
APOIO
José Roberto Braga
Prof° Ed. Física CREF 031403-G/RJ, faixa preta 3° dan, Reg. CBK 3.079, Reg. FKERJ P 0795

7 comentários:

Anônimo disse...

Estaremos na torcida por todos, Vai Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!! karatecas de Capivari/SP.

Anônimo disse...

Alguém sabe informar algum site que irá transmitir o evento?
Desde já agradeço,

José Roberto Braga disse...

Normalmente quem transmite é o Profº Ricardo Aguiar.

http://www.ricardoaguiar.com.br/

Oss!

Franz Margherini disse...

Bom dia Prof. José Roberto!

Mais uma vez e outras mais, te parabenizo por sua excelência na qualidade de apresentar para todos nós, a logística e o desenvolvimento das competições nacionais e/ou internacionais.

Por um outro lado, gostaria de saber se nas próximas competições internacionais poderia requisitar a você, a blusa pólo dos personagens dos eventos. Previamente em caso positivo, deixaria com você uma quantia em espécie e na moeda corrente do país.

No aguardo de um breve retorno,

Oss...

Ps: Por exemplo, ESSA AVE PREDOMINANTE DO PERU APLICANDO UM MAE GERI FOI MUITO CRIATIVO POR DEMAIS!

Sidrack Filho disse...

Parabéns ao Guerreiro Eric, continue e continue.

Thiago Gonçalves disse...

Parabéns! Você merece!

Bruno Alves disse...

Parabéns por mais uma conquista do Eric!

É muito bom ver tamanha evolução dele nos últimos anos.