*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

CAMPEONATO BRASILEIRO DE KARATE - Fase Classificatória RN

Ao longo dos dias 04 a 08 de março, a Confederação Brasileira de Karate (CBK), entidade oficial de administração nacional desta arte marcialdevidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e filiada aos Comitês Olímpicos do Brasil (COB) e Internacional (COI), realizou a Fase Classificatória RN do Campeonato Brasileiro de Karate - Edição 2020 -  e a Seletiva Nacional Júnior para formação da Seleção Brasileira de Karate que disputará os campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano desta temporada.
Delegações de 21 estados na Cerimônia de Abertura

O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo 1 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, ao longo de intensos e acalorados quatro dias de competição. Entre as delegações, torcedores e familiares, um público de aproximadamente três mil pessoas esteve presente na capital potiguar.
Delegações de 21 estados na Cerimônia de Abertura

A Cerimônia de Abertura do Campeonato Brasileiro foi marcada pela congregação de dirigentes das federações estaduais de karate de todo o Brasil, bem como pelo pronunciamento do presidente da CBK, Prof. Luiz Carlos Cardoso do Nascimento, que enalteceu o numeroso público presente e o período de excelência do karate brasileiro.
Mesa de Honra com os presidentes da CBK e das federações estaduais

Exultantes com a confirmação do karate nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 após o projeto do karate ser aprovado na 129ª Sessão do COI, os cerca  de mil e quinhentos atletas, representantes de vinte e dois estados brasileirosconferiram alto nível técnico ao Campeonato Brasileiro e a Seletiva Nacional 
ao longo dos quatro dias de competição para deleite dos numerosos torcedores, familiares nas arquibancadas, autoridades presentes e imprensa.


O Karate estará nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

No certame, foram disputadas por atletas das classes Sub 8 (6/7 anos), Sub 10 (10/11 anos), Sub 12 (10/11 anos), Sub 14 (12/13 anos), Cadete (14/15 anos), Júnior (16/17 anos), Sub 21 (18/20 anos), Sênior (18 anos em diante) e Máster (32 anos em diante) as modalidades individuais e por equipes de kata (luta imaginária com formas pré-determinadas) e kumite (luta por pontos). A organização do certame ficou a cargo do staff da CBK.
Em destaque, Caciana Almeida e Kelly Fernandes da AMK

A delegação do estado do Rio de Janeiro foi representada por diversos clubes filiados à Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ), dentre os quais a Associação Maricaense de Karate-Do (AMK), tradicional escola desta arte marcial na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, que obteve digna participação com as atletas Caciana Almeida e Kelly Fernandes, o árbitro José Roberto Braga, credenciado pela CBK com o nível "A", mais alto grau na arbitragem brasileira, além de Patrícia Rosa, que atuou como staff para a CBK.
Em pé, o árbitro CBK José Roberto Braga

Detentora dos títulos de Campeã Brasileira em 2018 nas modalidades kata e kumite, e Vice-Campeã Brasileira na modalidade kumite em 2019 na Divisão Especial (para faixas roxa a preta)Kelly Fernandes (19) disputou as categorias Sub 21 - 55Kg e Sênior - 55Kg no Campeonato Brasileiro. Já na Seletiva Nacional para formação da Seleção Brasileira Júnior, Kelly Fernandes disputou na categoria Sub 21 - 55Kg
Kelly Fernandes (dir.) vs atleta de Santa Catarina

Bolsista na Academia VIP, onde faz sua preparação física, e aluna bolsista da Universo, onde cursa Fisioterapia, Kelly Fernandes disputou o elevado nível técnico das competições com galhardia. Na categoria Sub 21 na qual é a atual Vice-Campeã Brasileira, venceu seu primeiro combate por 8 x 0 e se classificou para a semifinal, quando foi vencida por sua arquirrival catarinense por 0 x 1. Sua medalha de bronze foi garantida após vencer uma atleta baiana na repescagem sem maiores dificuldades.
Kelly Fernandes (dir.) mais uma vez no pódio Sub 21 - 55Kg

Na categoria Sênior, Kelly Fernandes enfrentou na semifinal sua fatídica adversária e mais uma vez foi vencida, desta vez por 1 x 4. Na chave de repescagem, enfrentou uma atleta cearense e a venceu por 9 x 5 quando garantiu mais uma medalha de bronze.
Kelly Fernandes (dir.) no pódio Sênior - 55Kg

Em sua terceira tentativa de integrar a Seleção Brasileira, após duras lutas na Seletiva Nacional, Kelly Fernandes mais uma vez ficou com a vaga de primeira reserva ao terminar em 3º lugar, pois conforme regulamento da CBK a Seletiva Nacional classificou dois atletas por categoria. Em 2019 Kelly Fernandes também foi reserva na Seleção Brasileira, porém sem oportunidade de atuar como titular.
Caciana Almeida (dir.) vs atleta de Santa Catarina

Caçula da delegação da AMK presente no evento e atual Bi Campeã BrasileiraCaciana Almeida (13) disputou na categoria para faixas roxa a preta 14/15 anos - 47Kg, pois terá essa idade na Fase Final do Campeonato Brasileiro a ser realizada no final do ano. 
Caciana Almeida (esq.) vs outra catarinense

Ainda faixa verde, mais nova e mais leve que suas adversárias, Caciana Almeida iniciou sua campanha com impiedosos 10 x 0 em seu primeiro combate contra uma atleta paraibana. Na semifinal, cometeu erros que lhe custaram a vitória e foi vencida por 0 x 2 o que encerrou sua invencibilidade desde abril do ano passado, quando disputou o Arnold Sports Festival South America na capital paulista. Na final da disputa pela medalha de bronze na repescagem, enfrentou outra adversária paraibana e a venceu por 4 x 0 o que lhe garantiu a almejada classificação para a Fase Final do Brasileiro.
Caciana Almeida (dir.) no pódio 14/15 anos

Já em sua primeira tentativa de integrar a sonhada Seleção Brasileira de Karate, Caciana Almeida se tornou a terceira atleta da história da AMK a conseguir o feito. Doze anos atrás os campeoníssimos Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga iniciaram suas vitoriosas histórias na Seleção Brasileira, quando venceram o Campeonato Brasileiro realizado em Vitória da Conquista na Bahia.
Caciana Almeida reluzente com suas conquistas

Sua campanha rumo a classificação para a Seleção Brasileira foi quase impecável. Sempre orientada pelos técnicos Manoel Varella e Kelly Fernandes, que a todo momento a ajudaram com preciosas dicas, Caciana Almeida venceu sua primeira adversária de Santa Catarina por 4 x 0 e se classificou entre as quatro melhores. Como apenas as duas melhores atletas se classificavam, assim como nas demais categorias da Seletiva Nacional, foi realizado um enfrentamento "todos contra todos" (rodízio). Logo no primeiro combate Caciana Almeida largou na frente ao vencer uma atleta paranaense por consistentes 3 x 0. No segundo confronto do rodízio, Caciana Almeida enfrentou a experiente atleta de Santa Catarina, também Campeã Brasileira, e segurou o resultado em 0 x 1 para então decidir sua entrada na Seleção Brasileira na derradeira luta seguinte. Segura, confiante, aguerrida e taticamente obediente, venceu outra(!) atleta catarinense por 4 x 0 e enfim "carimbou seu passaporte" rumo ao Campeonato Sul-Americano na Bolívia. Considerando-se ambas competições, Caciana Almeida lutou em sete combates, marcou vinte e cinco pontos e sofreu apenas três.
Caciana Almeida (4ª da esq. para dir.) na Seleção Brasileira 2020

Aluna oriunda do extinto Núcleo Maricá do Projeto Esporte e Cidadania para Todos do Governo Federal passado, Caciana Almeida é um talento identificado e treinado pelo Prof. José Roberto Braga, que manteve voluntariamente as aulas e assistência a todos os alunos mesmo após o encerramento do Núcleo Maricá em abril do ano passado. Com o propósito de viabilizar o potencial desenvolvimento de Caciana Almeida, exemplo para a infância e juventude de seu bairro e comunidade escolar, ela necessita de apoio para se manter no esporte. Você pode conhecer mais sobre seu projeto de patrocínio ao entrar em contato com sua mãe Marília Gonçalves por meio do Whats App (21) 96702-3736.
Delegação da AMK no Campeonato Brasileiro 2020 em Natal, RN

Classificadas para a final do Campeonato Brasileiro de Karate - Edição 2020 - que provavelmente será realizado em Uberlândia, MG, em outubro próximo, Caciana Almeida e Kelly Fernandes seguem em treinamento e na luta diária para a captação de apoio e recursos para suas subsistências no esporte.

Conheça os resultados geral e individuais do Campeonato Brasileiro de Karate - Fase Classificatória RN - e Seletiva Nacional Júnior ao clicar aqui.

Repercussão:
Próximos desafios:
Abril 
  • 20-26 - Campeonato Sul-Americano de Karate - Santa Cruz de la Sierra, Bolívia
Junho
  • 03-06 - Campeonato Brasileiro de Karate - Fase Classificatória - Campo Grande, MS
  • 20-21 - Open Nacional CPN de Karate - Passos, MG
  • 26-28 - 22º Open Nacional Team Aguiar de Karate - Serra, ES
Agosto
  • 24-30 - Campeonato Pan-Americano Júnior de Karate - Monterrey, México
Outubro
  • 19-25 - Campeonato Brasileiro de Karate - Fase Final - a definir
Associação Maricaense de Karate-Do

Conheça um pouco mais da AMK e fique por dentro dos dias e horários de treinamento em diversos locais ao clicar na imagem abaixo.
José Roberto Braga
Diretor Técnico da AMK
Faixa preta 4° danReg. CBK 19.0003-4Reg. FKERJ P591
Prof° Ed. Física da Rede Estadual (CREF 031403-G/RJ)

Nenhum comentário: