*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

AMK CONQUISTA O 4° LUGAR GERAL NO ESTADO

No feriado de 22/05/08 foi realizada a grande final da modalidade Kata no espaçoso ginásio poliesportivo da UNISUAM, em Bonsucesso, RJ. Após 3 etapas classificatórias, apenas os 4 melhores de cada categoria estiveram aptos para a decisiva disputa que teve o objetivo de classificar os melhores para o Campeonato Brasileiro de Kata que será realizado no mês de dezembro em São Paulo.

Público, clubes e árbitros

A final do "The Best of The Best 2008 - Kata" foi organizada pela FKERJ e teve um público estimado de 300 pessoas entre os torcedores das arquibancadas e os atletas que lutaram pelas almejadas vagas na seleção estadual.

Larissa Braga executando o Kata Nijushi Ho

Kata literalmente significa forma, é uma metodologia própria do Karate-Do e tem por finalidade resguardar a essência da Arte desenvolvida pelos antigos Mestres da ilha de Okinawa, Japão. É através da execução de movimentos pré-definidos e codificados que o kata é formado, e é onde o karate-ka simula lutar contra até 5 oponentes através do abnegado treino destas técnicas fundamentais. No Shotokan, que é o estilo mais praticado no mundo, existem 26 kata.

Além do conhecimento técnico sobre cada Kata, sua história e seus objetivos (técnica principal), os critérios de avaliação, seja em treinos ortodoxos ou em competição esportiva, são:

  • Demonstração real;
  • Bunkai, ou a aplicação de determinado movimento de um Kata;
  • Kime, ou a correta aplicação da força x velocidade = potência com a maior focalização possível, além da contração/descontração musculares;
  • Ibuki ou kokyu é a correta respiração;
  • Zanshin, ou reserva de espírito; estado de alerta;
  • Chakugan é o correto foco visual;
  • A firmeza nas bases;
  • A aplicação correta dos Kiai;
  • O ritmo adequado dos movimentos;
  • A seqüência correta de movimentos e as aplicações possíveis de cada movimento;
  • Embusen, ou movimentação corretamente direcionada.

Segundo o que nos é transmitido, existem:

  • Aplicações Básicas (Kihon Bunkai);
  • Aplicações Tradicionais (Dento Bunkai);
  • Aplicações Livres (Oyo Bunkai);
  • Aplicações Secretas (Hiden Bunkai)

A cidade de Maricá foi representada pela Associação Maricaense de Karate-Do, que mais uma vez fez de seus alunos grandes campeões, e estes por sua vez puseram a AMK em situação privilegiada no estado do Rio de Janeiro.

Resultado por clubes:

  • 1° lugar - Vasco da Gama – 9 medalhas de ouro;
  • 2° lugar - Seishinteki – 3 medalhas de ouro;
  • 3° lugar – Kyudankai/UCB – 3 medalhas de ouro;
  • 4° lugar - AMK – 1 medalha de ouro e 1 medalha de prata.

Resultados da AMK:

Ainda em busca de patrocínio, os irmãos Braga continuam na batalha de suas preparações técnico-táticas para representar Maricá e o estado do Rio de Janeiro nos desafios que se apresentarão. Serão eles:

Os irmãos Eric e Larissa Braga são alunos da Associação Maricaense de Karate-Do que desenvolve voluntariamente o projeto “Vencer a si próprio”, que é oferecido voluntariamente à comunidade do Colégio Estadual Domício da Gama, localizado no bairro do Flamengo, Maricá, RJ. Este projeto pretende alavancar a capacidade de aprendizagem escolar de seus alunos através da prática não só esportiva, mas cultural, educacional e motivacional, tendo como incremento principal a disponibilidade do Karate-Do.


Eric Henrique numa inspirada execução do Kata Gojushi Ho Sho

Para conhecer mais sobre estes campeões e o “Vencer a si próprio” acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou contate-nos pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com

Eric Braga x Pedro Ivo Magalhães na final Infanto-Juvenil

Prof.° José Roberto Braga.
(
faixa preta 3° dan, diretor técnico da AMK e graduando em Ed. Física)

Nenhum comentário: