*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

11º CAMPEONATO SUL-AMERICANO JUNIOR DE KARATE - Força Brasil!


Como parte da comemoração  pelo bicentenário da independência do Paraguai, ao longo dos dias 29 de junho a 3 de julho aconteceu a mais importante competição de karate da porção sul do continente Americano: O Campeonato Sul-Americano de Karate em sua 21ª edição da classe Senior e 11ª da classe Junior. O evento promovido pela Confederação Sul-Americana de Karate (CSK) foi organizado em parceria com a anfitriã Federação Paraguaia de Karate (FPK) e teve os apoios do Comitê Olímpico e Ministério do Esporte daquele país.
Paraguai, 200 anos de independência
.
A parte administrativa do evento, cursos e congressos, ocorreu no hotel sede (Excelsior) e a competição propriamente dita aconteceu no Ginásio Poliesportivo da Secretaria Nacional de Desportos da capital paraguaia Assunção. Por intermédio de suas seleções nacionais, formadas por atletas das classes Infantil (12/13 anos), Cadete (14/15 anos), Junior (16/17 anos), Sub 21 (18/20 anos) e Senior (18 anos e acima), as repúblicas de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela estiveram representadas para disputar as modalidades individuais e por equipes de kata (luta imaginária com formas pré-determinadas) e shiai kumite (luta por pontos).

Após duas Seletivas Nacionais e treinamentos conjuntos realizados ao longo deste primeiro semestre de 2011, a Confederação Brasileira de Karate (CBK), entidade oficial de administração desta arte marcial em nosso país, vide o seu reconhecimento pelo MEC, COB e COI, selecionou bravos karateka que formaram esta Seleção Brasileira que enfrentou este desafio continental. O Campeonato Sul-Americano Junior de Karate é um dos mais importantes do ano para esta arte marcial, tanto que integra o Calendário 2011 do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Atletas do Rio de Janeiro a caminho do Sul-Americano
Para aqueles atletas que conquistaram o título de Campeão Sul-Americano, a CBK reservou a honra e o mérito de integrarem uma das duas vagas na Seleção Brasileira que disputará o 22º Campeonato Pan-Americano Junior, que este ano será realizado em Fortaleza, Ceará. A outra vaga é dedicada aos Campeões Brasileiros 2011. De acordo com os ofícios emitidos pela CBK, os atletas das classes Junior e Sub 21 que não foram campeões neste Campeonato-Sul-Americano provavelmente deverão se submeter a mais uma Seletiva Nacional se quiserem almejar retornar a Seleção Brasileira ainda este ano.
A AMK, tradicional e mais antiga escola de karate do município de Maricá, RJ, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maricá (PMM), enviou os integrantes da Seleção Brasileira de Karate e recém Tri Campeão Brasileiro, Eric Henrique Braga (16), e Hepta Campeã Brasileira consecutiva, Larissa Barbosa Braga (17), que acompanhados de sua mãe, Ana Maria Braga, e calcados em uma sólida e criteriosa preparação física, técnica e tática, lutaram pela honra e prestígio do karate-do brasileiro junto aos seus demais colegas de Seleção.
Eric, Garitta Sensei (Técnico Junior), Larissa, Rodrigo Terra (Técnico Senior), Fábio Hisatugo (Técnico Infantil) e Ulisses dos Santos (Técnico Cadete
Ao longo da semana que antecedeu o Campeonato, a Comissão Técnica da delegação brasileira, formada pelos Técnicos Rodrigo Barbosa Terra (Senior), Oclides Nardes (Sub 21), Carlos Roberto Garitta (Junior), William do Nascimento e Ulisses dos Santos (Cadete), Fábio Hisatugo (Infantil), e Simone Yonamine (kata), promoveram treinos técnico-táticos a fim de reforçar o espírito de equipe que permeia qualquer Seleção Brasileira e para aclimatar os atletas, dentre eles os nossos Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga.
Sensei Carlos Roberto Garitta e a Seleção Brasileira Junior após treino em Assunção
Nossos karateka Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga tiveram uma digna participação. Eric, que após toda a temporada de 2010 não pôde participar de nenhuma competição internacional em virtude de não ter se classificado para a Seleção Brasileira daquele ano, desta vez lutou para se reenquadrar no cenário dos grandes eventos esportivos da modalidade. Com bravura e o incondicional apoio do cearense e competente Técnico William do Nascimento, conseguiu mais uma importante medalha Sul-Americana para o seu país e currículo pessoal.
Agora, após esta prova de fogo, o nosso guerreiro Eric Henrique Braga sabe extamente o quão árdua será a sua preparação para que possa estar, com muita fé e trabalho, no centro do pódio no próximo Campeonato Pan-Americano Junior. Como disse o célebre Aristóteles (384 - 322 AC):
"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras".
.
"Ama-se mais aquilo que se conquista com mais trabalho".

Eric (dir.) no pódio da categoria Junior - 55 Kg
.
Sua irmã, Larissa Barbosa Braga, contou com a orientação dos Técnicos Carlos Roberto Garitta e Fábio Hisatugo, que por sua vez a acompanhou a partir da segunda rodada. Ela fez lutas contra uma atleta peruana e depois uma uruguaia, e em seguida, por uma das semifinais, enfrentou uma atleta da Venezuela, a qual saiu vencedora inclusive da categoria Junior -59Kg.
Larissa, de pé, e sua reconhecida garra
Já na repescagem, Larissa lutou pela terceira colocação contra a atleta chilena que lhe tirou o título em 2009, mas desta vez conseguiu sua revanche contra a forte adversária e a sexta medalha continental.

Larissa (esq.) lutando com todas as suas forças para encontrar o caminho para chegar ao Pan-Americano Junior e ter a sua dedicação reconhecida
.
Novamente citando Aristóteles: "A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las".
.
Numa generosa avaliação, a campanha de nossos guerreiros foi considerada satisfatória uma vez que o karate brasileiro não goza dos investimentos em treinamento, intercâmbio, arbitragem, patrocínios e prêmios, entre outros, que alguns dos demais países Sul-Americanos o fazem com sabedoria, dado que não vivem sob um monopólio esportivo como é o caso do Brasil, que, apesar da considerável e plural massa de praticantes de diversificadas modalidades esportivas, dentre elas as artes marciais, insiste em negligenciar, salvo raríssimas excessões, os esportes dito "amadores" ou "olímpicos" quando comparados aos incontáveis e entediantes torneios de futebol.
Para ver o resultado geral, clique aqui. Logo abaixo, conheça os resultados individuais dos guerreiros brasileiros:


   V A L E U   B R A S I L !   

Próximos desafios:
.
Agosto
21 – 5ª Copa Maricá de Karate – Maricá/RJ.
Setembro
01 a 04 – 22º Campeonato Pan-Americano Junior de Karate – Fortaleza/CE;
11 – Campeonato Regional dos Lagos – Região dos Lagos/RJ;
23 a 25 – Campeonato Brasileiro Senior e Master – Manaus/AM.
Outubro

13 a 16 – 7º Campeonato Mundial Junior – Melaka, Malásia;
Novembro
20 – Copa Opção – Rio de Janeiro/RJ.
Dezembro

04 – 2ª Copa Nápoles – Rio de Janeiro/RJ.
Para conhecer mais sobre estes guerreiros, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou entre em contato pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .
 APOIO 
José Roberto Braga
Prof° Ed. Física, CREF 031403-G/RJ, faixa preta 3° dan e Diretor Técnico da AMK

5 comentários:

César Estivales disse...

Muita boa sorte aos amigos e muito sucesso!

Abração!

Estivales

Marcelo Cerqueira disse...

Grande José!

Muito bonito, fico feliz pelos seus filhos. Você é profissional

Ossu

Anônimo disse...

Valeu meu amigo, mais uma luta diante das muitas que virão. A você e aos seus vá e vença e continue, continue.
Do amigo Sidrack.

Anônimo disse...

Parabens aos guerreiros Eric e Larissa, vcs são nosso orgulho. Bjs e grande abraço a vc José Roberto e a Ana. Agora é rumo ao Panamericano. Valeu.

Stephano e Waldemar

Rodrigo Dantas disse...

Olá José Roberto!

Parabéns pelos seus filhos, são verdadeiros campeões!!!

A você também, que sempre nos deixa informados sobre os acontecimentos da nossa maravilhosa arte, o que faz muito bem, com excelentes comentários.

Abraços e Oss!

Rodrigo Dantas.