*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

SELETIVA NACIONAL 2012

"O esporte de alto rendimento está relacionado com elevada seleção, rigor e exigência, e por isso apenas os melhores praticantes se encontram abrangidos por este nível de prática esportiva".
(Dr. Estélio Dantas)

Com o propósito de compor a Seleção Brasileira que disputará a edição 2012 do Campeonato Sul-Americano de Karate, ao longo do dia 28/04, sábado, a Confederação Brasileira de Karate (CBK) realizou no Ginásio Poliesportivo da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo a Seletiva Nacional 2012. Cabe ressaltar que a CBK é a entidade oficial de administração nacional desta arte marcial, devidamente reconhecida pelo MECCOB e COI, e é a entidade formadora da Seleção Brasileira Oficial.

Em categorias individuais e por equipes foram disputadas a modalidade kata (luta imaginária com apresentação de formas pré determinadas) e a modalidade shiai kumite (luta por pontos) em categorias individuais. De acordo com o regulamento da Seletiva Nacional, os dois atletas melhores colocados em suas respectivas categorias garantiram suas classificações para integrarem a Seleção Brasileira das classes Infantil (12/13 anos), Cadete (14/15 anos), Junior (16/17 anos), Sub 21 (18/20 anos) e Senior  (kata 18/35 anos). 
A Associação Maricaense de Karate (AMK), tradicional escola desta arte marcial em Maricá, RJ, graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Maricá (PMM) por meio de sua Secretaria de Esportes, se fez representar em mais este desafio pela participação dos atletas Eric Henrique Braga (17) e Larissa Barbosa Braga (18), além do técnico José Roberto Braga (38), que chefiou a delegação do karate fluminense ao lado dos também técnicos Alexandre Bagestão, Fernando Ribeiro, Manoel Varella e Moacir Varella.
Com extrema concentração, Eric Henrique Braga (esq.) retornou a Seleção Brasileira

O karateka maricaense Eric Henrique Braga se candidatou a Seleção Brasileira com cativante vontade de representar o nosso país nas competições internacionais da temporada 2012. Para tal, serviu-se da experiência acumulada nos últimos cinco anos (exceto 2010) a que serviu a Seleção.
Eric Henrique Braga (esq.) suplantou o adversário bahiano na final Junior


Para alcançar seu objetivo, Eric Henrique Braga teve pelo seu caminho adversários que, embora jovens, possuem consistentes currículos. Apesar dos parelhos combates (1 x 1 e 0 x 0) que tiveram suas tensões aumentadas pela estreia das novas regras da Federação Mundial de Karate (WKF 2012), Eric conseguiu sua classificação por hantei (votação), instância na qual os árbitros, sempre em número ímpar, escolhem aquele competidor que mais se aproximou dos critérios para se pontuar. Vitórias por 3 x 2 e 4 x 1, "passaporte carimbado" para o Peru, sede do Sul-Americano 2012, e a responsabilidade de defender o Brasil e o seu dojo (local de prática).
Larissa Barbosa Braga (esq.) na busca de seu lugar ao sol na categoria Sub 21


A karateka Larissa Barbosa Braga, uma das atletas mais experientes e certamente a mais laureada desta geração, após manter-se de forma ininterrupta na Seleção Brasileira por quatro anos desde que atingiu a idade mínima da época, desta vez não alcançou sua meta.
Larissa Barbosa Braga construiu um "elástico" placar no primeiro confronto


Há oito meses na categoria Sub 21Larissa enfrenta altos e baixos para adequar-se, visto que esta em muito difere das anteriores nas quais competiu. Ansiosa, Larissa começou a primeira contenda com placar adverso de 0 x 1, contundo, cerca de um minuto após, construiu uma convincente vitória por 6 x 1 (SP). Na luta seguinte, enfrentou uma experiente atleta catarinense, adequada a categoria há dois anos. Guerreira, como é de sua natureza, Larissa buscou o resultado favorável por todo o tempo regulamentar, o qual teimou em não ofertar-lhe oportunidade. Após a votação dos árbitros (2 x 3), Larissa deu um até breve a Seleção Brasileira, haja vista que em agosto próximo, no Campeonato Brasileiro, uma nova oportunidade será concedida aos Campeões.
"Caia sete vezes, levante oito vezes" 
Bhodhisatva Avalokitesvara Bodhidharma 


Campanha dos demais atletas do Rio de Janeiro:
  • Adam Ramos (19) - Após quatro ótimas lutas, vacilou no final e a classificação escapou-lhe por entre os dedos;
  • André Barros (18) - Destaque absoluto. Classificou-se com qualidade e eficiência;
  • Fernanda Ferreira (12) - Classificada;
  • Guilherme Batista (12) - Dominou a categoria de kata infantil;
  • Juliana de Oliveira (12) - Classificada;
  • Larissa Correia (15) - Ainda em conflito nas duas modalidades, não se classificou;
  • Letícia Pereira (19) - Apesar de talentosa, não se classificou;
  • Louis de Oliveira (13) - Com personalidade, exibiu a característica técnica de sua escola e classificou-se com mérito;
  • Lucas de Azevedo (16) - Viajou como "azarão" e voltou com uma destacada classificação;
  • Marina Oliva (19) - Mesmo lesionada, fez bons combates contra difíceis adversárias mas não conseguiu classificar-se;
  • Nathália Saúma (16) - Em fase de preparação, se apresentou com regularidade suficiente para não dar chance as rivais;
  • Pedro Patrício (13) - Arrancou a classificação como a jovem estrela que é;
  • Ramon dos Passos (12) - Classificado;
  • Victor Pereira (19) - Honrou o abnegado pai e os demais irmãos com a sua classificação;
  • Vinícius Pereira (19) - Em uma categoria dificílima, não conseguiu classificar-se. 
Tunki, o mascote do Campeonato Sul-Americano de Karate 2012

O comissão organizadora do 12º Campeonato Sul-Americano de Karate divulgou o mascote oficial do evento, "Tunki". A palavra "Tunki" tem origem no dialeto indígena sul-americano quechua e significa "galo das rochas", a ave nacional do Peru. De outro modo, inclui a palavra japonesa "ki", cujo conceito está ligado a prática do karate-do: a energia vital que flui em todos os seres vivos. Estes significados definem a essência do personagem "Tunki". A eleição do mascote oficial do 12º Campeonato Sul-Americano de Karate teve como vencedor um personagem que agregasse valores que identificassem o Peru como país anfitrião e também o espírito do karate-do Sul-Americano.

Próximos desafios da temporada:

Maio
  • 06 - 3ª Copa BiöPower de Karate - Duque de Caxias;
  • 27 – 8ª Copa UniAbeu de Karate – Belford Roxo/RJ.
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Para conhecer mais sobre estes guerreiros, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou entre em contato pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .
APOIO
José Roberto Braga
Prof° Ed. Física CREF 031403-G/RJ, faixa preta 3° dan, Reg. CBK 3.079, Reg. FKERJ P 0795

5 comentários:

Mario Henrique disse...

Parabéns para o Eric e a Larissa por mais uma competição!

Sidrack Filho disse...

A derrota e a dor são os melhores companheiros, nunca nos enganam.

Larissa construa o porvir alicerçado pelas pedras do caminho.

Parabéns ao nosso Samurai e um beijo com muito carinho e reconhecimento
a nossa heroína.

A vocês amigos, Roberto e esposa, continuem, continuem ..............

Gustavo disse...

Bom dia, José Roberto, Oss !

Ficamos na torcida pela classificação da Larissa!

O Eric nos vimos as lutas. Parabéns!

Espero que o amigo tenha feito um bom retorno para o Rio!

Sem mais,

Forte abraço,

Oss!

Ps. Nos vemos sábado no treino da Seleção Fluminense.

Franz Margherini disse...

Bom dia Profº José Roberto Braga!

Mais uma vez não deixarei de elogiar o seu belo trabalho em evidenciar a todos de um modo geral, parabéns!

Oss!

Clemente Santiago disse...

Parabéns pela conquista do ERIC na Seleção Brasileira, mais uma vitória!

Um bom feriado!

Oss!!!