*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

7ª COPA BRASIL DE KARATE

Localizada no sul de Minas Gerais, a cidade de Pouso Alegre sediou nos dias 6, 7 e 8 de março a 7ª edição da Copa do Brasil de Karate, na qual mais de oitocentos atletas, acompanhados por cerca de três mil torcedores, foram os destaques da portentosa competição realizada no moderno Ginásio Poliesportivo do Colégio São José.Esta já tradicional competição nacional de clubes é um evento de alto nível técnico e reuniu a elite do karate brasileiro nas disputadas modalidades de kata (luta imaginária) e shiai kumite (luta por pontos). Estiveram representados os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Brasília, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A EPTV, afiliada da Rede Globo de Televisão, a exemplo das edições anteriores, fez uma generosa cobertura do evento, que foi organizado pelo Clube Minas Kan de Karate e apoiado pela Confederação Brasileira de Karate (CBK), que é a entidade oficial de administração desta arte marcial no país devidamente reconhecida pelo MEC, COB e COI.
 
Representando Maricá, RJ, a Associação Maricaense de Karate emprestou ao Clube de Regatas Vasco da Gama, os atletas Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga, atuais Campeões Brasileiros, Sul-Americano (Eric) e Pan-Americanos, e o técnico José Roberto Braga. Em 2008, este trio ajudou o Vasco a conquistar o 2° lugar geral.
O sorteio da chave na disputa de kata provocou logo na primeira rodada, o prematuro encontro das potenciais finalistas da classe feminino infanto-juvenil, com isto, Larissa Barbosa Braga, que defendia o título de Campeã 2008, saiu da disputa ao perder por 1 x 2, apesar de sua magistral execução do kata Enpi confrontado ao kata Suparimpei do estilo Goju Ryu da adversária paulista.Já o inspirado Eric Henrique Braga viu a possibilidade de subir ao constelado pódio se tornar realidade na medida em que vencia seus duelos. Para trilhar este caminho ele realizou os kata Kanku Dai, Enpi, Unsu e novamente Enpi para enfrentar Christian Tavares, Campeão Pan-Americano em 2008 e pupilo do técnico da Seleção Brasileira de Kata, realmente uma "pedreira", haja vista ser a modalidade de kata a especialidade do adversário.
Resultados da competição de kata:
Na ausência do êxito de Larissa Braga, Eric se mostra um fraterno irmão
Com um Campeão Pan-Americano e um Vice Pan-Americano (fora da foto) no pódio, o bronze de Eric foi motivo de comemoração
Para Larissa, a competição de kumite não teve o costumeiro doce sabor de suas exibições. A medalha de bronze conquistada será uma boa lembrança tanto do que deve ser feito, quanto do que não deve ser feito, afinal, sonhos se realizam na medida em que fazemos (e bem) a nossa parte.
Consagrado como o melhor atleta (shiai kumite) infantil da história do karate nacional, Eric Henrique Braga procura um lugar ao sol em sua nova categoria, que apesar de parecer aterradora, mostrou-se possível nesta Copa. Numa chave que conjugou atletas de 6 categorias(!), mesclada por experientes Campeões Brasileiros, Sul-Americanos e Pan-Americanos, nosso pequeno guerreiro até que não se saiu mal, apesar de, com um pouco mais de gana, poder ter alcançado o topo do pódio. Numa semifinal onde encontraram-se dois campeões Pan-Americanos, pôde-se ver uma boa luta na qual Eric abriria o placar em 1 x 0 de vantagem, o que não foi suficiente para sustentar-lhe o resultado final que terminou em 1 x 3 em meio ao excesso de kime (potência) dos golpes de Eric .
Resultados da competição de kumite:

Agora, nossos karateka disputarão ao longo do 1° semestre as almejadas vagas na Seleção Estadual que disputará o próximo Campeonato Brasileiro. Para conhecer os resultados geral e individuais, clique aqui.

Calendário 2009:
Em franca ascenção desde o enorme sucesso nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o karate aguarda ansiosamente o dia 02/10, quando acontecerá em Copenhage, Dinamarca, a 121ª Sessão do COI, que provavelmente deverá eleger o Karate como modalidade dos Jogos Olímpicos de 2016, para o qual o Rio de Janeiro é cidade candidata.
Fundada em 1991, a Associação Maricaense de Karate-Do desenvolve voluntariamente no Colégio Estadual Domício da Gama, o projeto “Vencer a si próprio”. Este projeto de iniciação esportiva tem por objetivos alavancar a capacidade de aprendizagem dos alunos da escola através da prática não só esportiva, mas também cultural, educacional e motivacional, além de promover a socialização dos escolares tendo como principal incremento a riqueza do "caminho das mãos vazias", o karate-do. Para conhecer mais sobre estes campeões e o projeto “Vencer a si próprio”, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou contate-nos pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .
 APOIO
Prof.° José Roberto Braga.
(faixa preta 3° dan, diretor técnico da AMK e graduando em Ed. Física)

4 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre você tem a pena rápida, como sempre a Copa Brasil é um belo desafio, é uma bela partida para a temporada de "caça". Acompanhei as lutas de seu garoto, foram duras, principalmente algums adversários de estatura acima do Braguinha, o que com certeza provocou um desgaste suplementar, por isto pode ficar orgulhoso de sua tribo. Larissa deu-me a impressão de que não conseguiu achar o ritmo da luta, enfim isto acontece, com certeza vai continuar dando trabalho e alegria para os que gostam de ver bons atletas.

Ariane também conseguiu somente um 3º lugar.

Abraços e parabéns!

Alain Ruta

Anônimo disse...

Valeu meu amigo pela excelente cobertura!
Parabéns mais uma vez pelo resultado dos seus filhos.

Um grande abraço.

Oss!!!

Anônimo disse...

Em muitos momentos da vida o prazer, a satisfação e a amizade superam um resultado mais positivo, e isso foi visto esse ano.
Mesmo sem termos alcançado uma colocação de destaque como no ano passado, nossa amizade sai fortalecida, nosso prazer e amor pelo Karate-Do também.
Te agradeço por ter estado junto com a gente mais um ano, pela sua participação e de sua família.
Tenho certeza de que esse ano apenas está começando e que resultados positivos e grandes vitórias estão por vir.

Um forte abraço!

Fernando Ribeiro

Anônimo disse...

QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO VOCÊS, E CONDUZINDO COM A MESMA TERNURA E PERSISTÊNCIA, PARA VITÓRIAS CADA VEZ MAIORES, EM TODOS AS SITUAÇÕES DE SUAS VIDAS.

PARABÉNS POR TUDO!

BJKAS PARA TODOS,

VÂNIA