*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

XX PAN-AMERICANO JUNIOR DE KARATE-DO - LARISSA BRAGA É PRATA PARA O BRASIL!!

Durante os dias 01° a 06/09 se realizou em San Salvador, El Salvador, o XX Campeonato Pan-americano Junior de Karate, evento realizado anualmente pela Federação Pan-americana de Karate (PKF) em conjunto com a Federação Mundial de Karate (WKF), que é a entidade de administração da modalidade. A WKF é a única entidade mundialmente reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). No Brasil, a Confederação Brasileira de Karate (CBK) é vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que noticiou o evento.A privilegiada localização geográfica (América Central) facilitou o acesso de 23 dos 37 países membros da entidade, que eram esperados para disputarem nada menos que a competição mais importante das Américas. As 23 Seleções Nacionais conferiram ao XX Campeonato Pan-americano um elevado nível técnico dentre seus mais de 400 atletas concorrentes. Veja o resultado geral da contenda e o resultado da Delegação Brasileira.
Fachada do Palacio de los Deportes Carlos "El Famoso" Hernández
Seleções Nacionais na Cerimônia de Abertura

Entusiasmado público

No dia 04/09, durante a Cerimônia de Abertura, o maricaense Eric Henrique Braga foi escolhido pela Delegação Brasileira para entregar uma lembrança para a Primeira Dama de El Salvador, Srª Vanda Pignato, que também é brasileira. Tal fato foi destaque na imprensa internacional.
Eric Henrique Braga, Primeira Dama de El Salvador, Srª Vanda Pignato, e Jéssica Cândido

Os karate-ka maricaenses Eric Henrique Braga e sua irmã Larissa Barbosa Braga, apesar de terem sido os Campeões Pan-americanos em 2008, só conseguiram confirmar suas presenças nesta contenda na última hora em virtude da lastimável escassez de recursos que insiste em acompanhar suas vitoriosas carreiras. Graças ao enorme esforço familiar, aos corajosos comerciantes da cidade de Maricá e de vários amigos e simpatizantes do bom karate-do, nossos heróis conseguiram angariar parte dos recursos necessários para embarcar acompanhados de sua mãe, Ana Maria Barbosa Braga, que teve a ingrata missão de guiá-los por San Salvador com apenas a passagem de volta, haja vista não ter sido possível viajar com a Seleção Brasileira dada a carência dos recursos.

Contagiante alegria capaz de sufocar as injustas adversidades
Campanha para arrecadação de fundos para a viagem
Reportagem na Rede Globo de Televisão antes da viagem ao Pan-Americano 2009

Um dia após a chegada a San Salvador, Eric e Larissa se deslocaram para o hotel Holiday Inn, que foi onde ocorreram os treinamentos da Seleção Brasileira, agendados para os dias 02 e 03/09. No dia 03/09 também ocorreu o sorteio das chaves de competição e a pesagem dos atletas.
Nossos guerreiros a caminho de mais treinamentos

O Técnico Oclides Nardes instruiu a classe Junior (16/17 anos)

Eric Henrique iniciou a sua campanha contra um karate-ka de Porto Rico e conseguiu sair na frente ao abrir o placar em 1 x 0. A luta desenrolou-se bem disputada até que terminou em 2 x 2 no tempo regulamentar. No sai shiai (prorrogação) a luta ocorreu de forma conservadora para ambos os lados, até que o atleta portorriquenho se arriscou e logrou a vitória. Com isto, Eric Henrique adiou o seu plano de se tornar Bi Campeonato Pan-americano de Karate e se despediu da competição ao ser eliminado.

"O oponente mais poderoso está dentro de nós mesmos".
Hidetaka Nishiyama
"A força não provém da capacidade física, e sim de uma vontade indomável".
Mahatma Ghandi

Com uma clara meta em sua mente, Larissa Barbosa Braga iniciou a sua preparação para o ano vindouro ainda no Natal de 2008. Esta incomparável dedicação lhe proporcionou os inéditos títulos de Tetra Campeã Brasileira em Aracaju, SE, no mês de junho, e o Vice-Campeonato Sul-americano em Medellín, Colômbia, ambos na classe Cadete (14/15 anos), além do Penta Campeonato Brasileiro Consecutivo conquistado na classe Junior (16/17 anos) no mês de julho em Cuiabá, MT. Estas conquistas a reconduziram para a Seleção Brasileira de Karate, que é onde se realiza o sonho de qualquer competidor ao ter a oportunidade de defender as cores de sua pátria.
Apesar de ter estreiado nesta categoria há menos de um mês (!), mesmo em uma chave razoavelmente difícil, Larissa não desviou seu foco e logo de início confrontou-se com uma karate-ka salvadorenha, embate que incendiou a torcida da casa. Apesar da pressão, ela emplacou 2 x 0 e seguiu adiante. Já nas quartas-de-final, agora contra uma portentosa atleta canadense, Larissa venceu por convincentes 4 x 0 e foi para a fase semi-final, na qual encontrou uma perigosa adversária venezuelana, que sucumbiu diante de um expressivo 5 x 2, o que lhe garantiu o direito de lutar pelo título de Bi Campeã Pan-americana na grande final.
Novamente contra uma adversária norte-americana em uma final Pan-americana, Larissa não se intimidou e ponto a ponto forçou o sai shiai (prorrogação) após empate em 2 x 2 no tempo regulamentar. Como se tratava de uma final, obviamente a qualidade das candidatas se dava tanto por mérito quanto por pré-requisito. Ao final do sai shiai Larissa foi vencida por 0 x 2 e finalizou sua participação como Vice-Campeã Pan-americana Junior de Karate. Nada mal para quem faturou 4 medalhas internacionais oficiais nas 4 competições continentais de que participou até o momento, sendo finalista nas últimas 3!
Larissa Brenda Barbosa Braga, uma estudiosa e muito meiga menina de recentes 16 anos de idade, imediatamente entra para a história do esporte da Região dos Lagos do Rio de Janeiro ao classificar-se para ter o privilégio de disputar o 6° Campeonato Mundial Junior de Karate, a ser realizado na cidade de Rabat, Marrocos, em novembro próximo. Independentemente de qualquer resultado a ser conquistado, a sua classificação já é um marco no karate-do da Região, haja vista que ninguém antes dela conseguiu tal façanha. Mas quem disse que esta menina-samurai não é de lutar por seus sonhos?

Há cerca de 12 anos, alguns meses antes do XIV Campeonato Mundial Senior de Karate, realizado na cidade do Rio de Janeiro, durante o encerramento de um torneio que eu e meu Sensei organizamos aqui em Maricá, na ocasião de minha fala, tive a ousadia de "profetizar" que um dia nós também poderíamos estar em um Campeonato Mundial. Aí está! Este fato está gravado até hoje.
Havemos de lembrar sempre, o esforço produzido por nossos amigos (fiéis compradores de rifas) e pelos empreendedores que acreditaram no sonho dos nossos determinados atletas ao contribuir para o suporte deste desafio continental.

A Associação Maricaense de Karate-Do desenvolve voluntariamente no Colégio Estadual Domício da Gama, o projeto Vencer a si próprio. Este projeto de iniciação esportiva tem por objetivos alavancar a capacidade de aprendizagem dos alunos da escola através da prática não só esportiva, mas também cultural, educacional e motivacional, além de promover a socialização dos escolares tendo como principal incremento a riqueza do "caminho das mãos vazias", o karate-do.
Para conhecer mais sobre estes guerreiros e o projeto Vencer a si próprio, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou contate-nos pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .

Prof.° José Roberto Braga.
(Prof° Ed. Física, faixa preta 3° dan e Diretor Técnico da AMK)

42 comentários:

Nete Grijó disse...

Olá Sr. José Roberto

Ainda não tivemos oportunidade de nos conhecer, mas gostaria de parabenizá-lo pela condução dos brilhantes atletas Eric e Larissa que muito nos orgulham levando a bandeira do esporte e da cidade, marcando de forma positiva a imagem do município no Brasil e no mundo.

Me coloco a inteira disposição para ajudá-los, no que esteja a meu alcance, em suas necessidades para a próxima competição que se aproxima.

Meu telefone de contato é 8209-0077.

Faça-me uma visita na Secretaria e leve os meninos.

Atenciosamente,

Dilcinete Grijó
Secretária Municipal de Esportes

18/08/2009

Vânia Fontes disse...

Oi Zé!

Vou acabar proibindo você de me mandar estas mensagens... risos
Eu acabo aqui chorando igual uma boba, emocionada por ver vocês assim, conquistando tanta coisa boa, com tanta luta e a certeza de conseguir. Esta perseverança, que só Deus nos dá!

Quando estive aí, há uns 5 anos, era só o começo da construção de uma casa, um lar, um local para treino, ainda sem emboço.

Hoje vocês construíram muito mais que isto. Nossa!

Me orgulho de ter conhecido vocês, pessoas que ainda acreditam e se esforçam para construir sonhos.

Talvez me emocione tanto por vocês serem a prova viva das coisas que acredito, que podemos estar e sermos muito melhores do que somos.

Não tenho a filosofia do Karatê comigo, não sou tão "boazinha" quanto gostaria, por isso mandei esta reportagem para aquele "amigo" que era da equipe de reportagem do Globo Esporte, que insisti tanto que fizesse a divulgação de vocês e nem me deu bola.

Aqui está agora! Lindo ver tudo assim, a casa já toda prontinha, o salão de treino todo arrumadinho, vocês quatro lá. Caracas! Muito legal mesmo!!!

Que esta reportagem abra muitas possibilidades e os recursos para as provas cheguem até vocês. Principalmente Larissa e Eric, precisam ouvir muitos "sim" para que continuem com a garra que têm. Os "não" fortaleceram vocês e os "sim" vão ajudar a chegar onde merecem.

Parabéns e até as próximas vitórias, que sei, tenho certeza, vocês conquistarão, não só no esporte, mas na vida e na familia de vocês.

Continuem fortes, unidos e vençam sempre, felizes, com muita luz!

Beijokas,

Vânia

Daniele Reis disse...

UAU!!!

ARREBENTARAM HEIM, MÓ ORGULHO, E ANA TODA ABUSADA DANDO ENTREVISTA, GLOBAL HAHAHAHA...

VLW ZÉ, MUITA SORTE NA LONGA CAMINHADA.

Clemente Santiago disse...

Mais uma vez vc está de parabéns na divulgação das crianças... sempre falei pra você que o caminho é esse, a mídia. A matéria ficou excelente!

Vamos pedir a DEUS que esse patrocínio saia de algum lugar ou mesmo um milagre dos seus, porque vocês merecem, se o Karatê fosse contemplado a ser um esporte olímpico em 2016, de repente poderia ser mais fácil arrumar o patrocínio, mas vamos pedir a DEUS para dar tudo certo.

Fica com DEUS e que Ele abençoe a família toda!

Um bom final de semana, um grande abraço!

oss!!!

Luiz Rodolpho Ortiz disse...

Excelente reportagem.

Vocês são samurais.

Sds.

LR

Sidrack Filho disse...

Continuem, vão e vençam!

Parabéns!

Waldemar Avanzi disse...

Olá José Roberto tudo bem?

Vi a reportagem e o vídeo, ficaram muito boas.

É isso aí, tem que divulgar essa dupla de ouro.

Abraços para vocês todos!

Waldemar

Paulo Celestino disse...

Olá José Roberto!

Parabenizo Eric e Larissa pelo excelente desempenho no esporte.

O Gazeta, o jornal mais vendido em toda Maricá, batendo Record de vendas nas bancas, tem destacado também a brilhante ascensão dos jovens irmãos no karate. A pagina “Feras do Esporte”, que agora faz parte da nossa linha editorial estará sempre à disposição dos nossos atletas maricaenses.

Paulo Celestino
Editor do jornal Gazeta

Manoel Varella disse...

Parceiro !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns pela matéria, muito legal.

Rodrigo Barbosa Terra disse...

Legal Zé,

Parabéns pela matéria.

Abraços,

Rodrigo Terra.

Edgar Ferraz disse...

José Roberto,

Gostei da matéria!

Edgar

César Estivales disse...

Também estamos todos na torcida.

Que o Eric e a Larissa consigam a realização de seus sonhos, que também não deixam de ser os nossos sonhos de vê-los vencedores.

Um abraço, saúde e boa sorte para toda sua equipe.

Edgar Ferraz disse...

José Roberto,

Pessoas como você dignificam a nossa modalidade, e como diz a música de Geraldo Vandré, "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".

Abraços,

Edgar

Waldemar Avanzi disse...

Oi José Roberto tudo bem?

São nas adversidades que vem a grande superação.

Estamos torcendo muito.

Sabe que se depender deles as medalhas virão.

Dá-lhe Eric e Larissa!

Um grande abraço, vai mandando notícias.

Waldemar e Stephano

César Estivales disse...

Aos jovens maricaenses Eric e Larissa, os nossos melhores votos de BOA SORTE em mais essa jornada!

A Associação Centro Sul estará torcendo pelas suas vitórias!

Um abraço e um forte OSS!!!!

Renato Lima disse...

Parabéns Sensei José Roberto!

Vivo entre Resende/RJ e São Paulo. Sou Fx Preta karate Goju Ryu Seigokan e Shotokan. Fui aluno dos senseis Acaio e Takeshi. Aprendi Shotokan com o Sensei Alain Rutta.

Venho recebendo constantemente seus e-mail. Já vi seus filhos em campeonatos e realmente são uma promessa ao karate brasileiro. O que me deixa indignado é o descaso da FKERJ/CBK com os atletas. As associações pagam suas anuidades, pagam (caro) para poderem realizar torneios com aval da federação, prestigiam eventos, e nunca vi a FKERJ levantar um dedo para facilitar as coisas, promover eventos para arrecadar patrocínios em prol destes mesmos atletas que levam a bandeira do estado, do pais.

Quero deixar bem claro que mesmo com toda esta desorganização mundial do karate, não estou menosprezando a FKERJ porque nas outras entidades também não mudam muita coisa. A desorganização e a falta de apoio são as mesmas. A única coisa que a FKERJ leva vantagem é o direito de estar credenciada pelo COB/COI.

Nesta época de dificuldades financeiras, está cada vez mais difícil contar com o “Pai-trocínio”, não? Mas para os filhos é um sacrifício que vale a pena...

Mais uma vez parabéns e que todo este esforço seja um dia recompensado pelas autoridades esportivas, porque dos seus filhos tenho certeza de que está sendo.

Abraços.

Renato Lima

José Roberto Braga disse...

Olá Prof° Renato,

Parabéns pela sua trajetória nesta arte marcial que tanto amamos.

Com relação as organizações, creio que hajam muitos atletas de muitas categorias para ajudar, então, pra ajudar pouco, talvez não ajudem ninguém.

Na verdade culpo a divisão do karate mundial. Veja a quantidade de "mundiais" que o Brasil sediará deste para o ano que vem; serão pelo menos uns 5 ! Um absurdo. O Brasil tem umas 13 Confederações de karate... é muita divisão, inclusive dos lucros.

Por estas e outras é que o karate mais uma vez perde espaço no COI e com isto as verbas, uma vez que um esporte dito olímpico recebe do COB pelo menos R$ 1.000.000,00 por ano para cada confederação pela Lei Agnelo Piva.

Muito obrigado pelo incentivo e por belas palavras!

Muita saúde e sucesso!

OSS!

José Roberto Braga - AMK

Geraldo de Paula disse...

Não desejo sorte para teus atletas que estão no Pan. Quando eu era técnico da Seleção Brasileira, nunca desejei sorte para meus atletas quando fazia as preleções...

QUANDO SE CONFIA PLENAMENTE NA SORTE, ESQUECE-SE QUE SÃO A COMPETÊNCIA E TREINO DURO QUE LEVA-NOS ATÉ A VITÓRIA.

Desejo muita competência para eles, que coloquem em prática tudo que fizeram nos treinos, se colocarem, em prática tudo que treinaram e aprenderam, independente do resultado no pódio, já são campeões.

O corpo é a espada... o treino é a pedra que afia a espada, para que a lâmina da espada corte corretamente e com precisão, a pedra deve ser de qualidade... se no final o corte foi bem feito, é sinal de que a pedra e a espada foram competentes em executar bem cada um a sua função.

Ying e yang, tanto a falta como o excesso são prejudiciais. Teus dois atletas devem buscar o equilíbrio, e isto só se consegue com muita disciplina e depois de algum tempo... mas sempre se consegue.

O professor é a pedra, os atletas são a lâmina, tenho certeza absoluta que você está sendo uma boa "pedra". Tenha visto as performances dos garotos, fique com o coração tranquilo e sereno, pois tua parte está sendo executada muito bem, entregue o resto nas mão do universo e tenha plena sensação do dever cumprido.

Inconformismo - esta é a sensação que nos leva onde muitos jamais conseguirão chegar, auto crítica, auto avaliação, busca de auto conhecimento sempre! Não devemos ser como a água parada, pois ela neste estado apodrece, devemos ser como a água corrente, não devemos nos conformar e satisfazermos se o lago é grande, pois podemos chegar até o Mar.

Oss!

Sidrack Filho disse...

Valeu meu amigo!

Nos mantenha avisados, sorte a todos.

Uma frase que está no portal na saída do BOPE:

"VÁ E VENÇA".

Vocês foram, vocês vencerão!

Vinícius Assis disse...

Fico feliz que os dois tenham conseguido ir.

Sucesso!

Vinícius Assis

Vânia Fontes disse...

O reconhecido sucesso está chegando...

Bjkas!

Vânia

Carlos Henrique Quadros disse...

Parabéns pelas notícias!

Grande reportagem da Globo. Você e sua família ficaram ótimos!

Linda família!

Eric Matheus disse...

Parabéns pelas feras que você tem em casa!

Abraço!

Janaína Cordeiro disse...

Parabéns para as crianças!

O Jaime, como nós daqui de casa, está mandando um parabéns para os seus meninos tá?

Estaremos aí na Copa Maricá.

Valeu!!!!

Marco Antonio disse...

Um grande abraço para todos e parabéns a Larissa pela conquista e a vaga no Mundial!

Conte comigo para ajudar na realização de mais esse sonho.

Marco Antonio

Sidrack Filho disse...

Meu amigo,

PARABÉNS a você e os seus, e os demais, como foram?

Sidrack

César Estivales disse...

"A derrota, para o guerreiro, nada mais é que o adiamento da inevitável vitória. O Guerreiro é, por natureza própria, perseverante. Pensa em desistir, mas não desiste, pensa em fugir, mas não foge, pensa em vingança, mas não vinga. Se sente medo, não o deixa dominá-lo, tampouco deixa invadi-lo, o conhece apenas para evitá-lo."
[Espírito do Bushido]

Ambos, Larissa e Eric, são vencedores, porque a vitória verdadeira significa ultrapassar a si mesmo e isso também significa ultrapassar o corpo com a mente e aprender a distinguir seus acertos dos seus erros.”
[Estivales]

Em nome da Associação Centro Sul de Karatê Oficial, parabenizo aos dois valorosos atletas campeões e a toda sua equipe.

Abraços!

Unknown disse...

Meu caro amigo, mesmo a distância gostaria de dizer que fico emocionado em ver sua vitória, sei que a caminhada é dura mais aos poucos vem sendo vencida.

Parabéns à todos,

do seu amigo,

Marcio.

Sylvia Magahães disse...

O reconhecimento demora, mas vem chegando!!!!

Reconhecimento merecido!!!!

Cada vez mais sucesso para vcs!!!!!

Bjs

André Maraschin disse...

Parabéns meu Amigo!!!

Grande Abraço !

André

Rose mary disse...

Parabéns cara, vcs merecem, é o reconhecimento de tanto trabalho........

Nos veremos breve. Bjs em todos.

Pedro Cassaro disse...

Parabéns aí pela luta e pelo suor!

Programador disse...

Parabéns Zé!

Eric e Larissa nós nos sentimos muito orgulhosos de vocês, parabéns pela conquista e que venham muito mais titulos. E que venha o Mundial!

Clemente Santiago disse...

PARABÉNS MEU AMIGO PRA VC, LARISSA, ANA E ERIC!

A FAMÍLIA BRAGA ESTÁ DE PARABÉNS!

VALEU GUERREIRO, UM GRANDE ABRAÇO!

OSS!!!

Vinícius Vieira disse...

Parabéns para a Larissa e para o Eric!

Tomara que vocês continuem dando exemplo de dedicação, ética e sucesso!

Um forte abraço!

Vinicius Vieira
O Fluminense

Waldemar Avanzi disse...

Parabéns Larissa pelo vice panamericano, vc continua nos enchendo de orgulho. Abraços ao Eric, o ano q vem ele vai descontar essa.Abraços aos paizões José Roberto e Ana, agora é rumo a Marrocos. Estou sentindo q vem mundial aki pra Região dos Lagos.
Até mais,

Waldemar

Oclides Nardes disse...

A sua menina tem atitude e é uma excelente atleta.

Abraço.
Oss.

Rossini Maraca disse...

Oi Zé,

Parabéns por este trabalho maravilhoso!

abs

Rossini Maraca

Manoel Varella disse...

Parabéns guerreiro,vocês merecem todos esses títulos e muito mais.

Luiz Alberto Ribeiro de Novaes disse...

José Roberto,

Você é um vencedor e devia se orgulhar muito dos seus filhos.

Um forte abraço

Luiz

Augusto Celso Pereira de Oliveira disse...

Parabéns Larissa.

Mais uma vez você foi o orgulho de seus pais e sua cidade.

Genival Ferreira disse...

Zé,

Parabéns pela vitória da sua filha!