*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

3ª COPA MARICÁ DE KARATE

A Associação Maricaense de Karate-Do (AMK) realizou no dia 11/10/09 a 3ª Copa Maricá de Karate, que teve como palco a "Praça de Esportes Lúcio Thomé Feteira", nome do ginásio de esportes do tradicional Colégio Cenecista Maricá, localizado no centro da cidade de Maricá, RJ.
Constante do calendário oficial da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ), o evento contou com a presença de uma animada torcida composta por moradores da cidade e pelos familiares dos aproximadamente cento e vinte atletas, oriundos de treze clubes das seguintes cidades do estado:
  • Rio de Janeiro - Universidade Castelo Branco (Prof° José Danton e Prof° Moacir Varella) e Power Fit (Prof° Marcos Cutrim);
  • Nilópolis - Haito (Prof° Jaime Pinto);
  • São Gonçalo - Sandokan (Profª Marise Covelo);
  • Maricá - AMK (Prof° José Roberto Braga), CEI Itaipuaçu (Prof° Nourival) e Okinawa te (Prof° Marcelo Oliveira);
  • Saquarema - RCS (Prof° Osmar José Vieira) e JK (Prof° Renato Souza);
  • Araruama - AKA (Prof° Gilberto Teixeira);
  • São Pedro da Aldeia - Artes (Prof° Richard Alves Ferreira);
  • Cabo Frio - Escola Domingos Sávio (Prof° Rodrigo Barbosa Terra);
  • Macaé - Kimekan - (Prof° João Henrique Ribeiro)

Várias autoridades e personalidades do karate estadual e nacional estiveram presentes. Dentre eles, o Presidente da FKERJ, Renshi Fernando Gomes da Silva, 6° dan, o Secretário Geral da FKERJ, Renshi Amaury Alves Pereira, 6° dan, os Técnicos da Seleção Brasileira de Karate (classes Senior e Infanto-Juvenil), Sensei Luís Otávio Aranha Lacombe, 5° dan, e Sensei Rodrigo Barbosa Terra, 4° dan, que também é Consultor do Ministério do Esporte e Diretor da Confederação Brasileira de Karate (CBK), além dos Técnicos da Seleção Estadual, Sensei Jaime Pinto, 5° dan, Sensei Moacir Varella, 4° dan, e Sensei José Danton Dutrá, 4° dan. Representando o Prefeito de Maricá, Washington Siqueira, a Pedagoga e Secretária de Esportes do Município de Maricá, Profª Dilcinete Teixeira Grijó, marcou presença ao anunciar promessas de substanciais mudanças no panorama de sustentabilidade do esporte da cidade, que ainda carece de um adequado ginásio poliesportivo público municipal a despeito dos seus cento e vinte mil habitantes.

Através das competições de kata (luta imaginária pré determinada) e shiai kumite (luta por pontos), a contenda teve como propósito a promoção do intercâmbio técnico dos praticantes desta arte marcial na Região dos Lagos com os adeptos das demais regiões do estado. Para tal, o apoio do valente comércio da cidade de Maricá e região foi imprescindível. Ao topo da matéria, no cartaz do evento, conheça e prestigie nossos inestimáveis patrocinadores.

José Roberto Braga, organizador do evento, ladeado pelos atletas da Seleção Brasileira de Karate, Ana Carolina Varella, Felipe Cordeiro, Larissa Brenda Barbosa Braga, Gustavo Miranda, Eric Henrique Barbosa Braga e o invisível Adam Rosa Ramos

Alunos presentes da AMK, Eric Henrique Braga, Larissa Barbosa Braga e Marcos de Souza

Sensei Rodrigo Barbosa Terra organizando a entrada do Pavilhão Nacional

Lembrado pela organização durante a Cerimônia de Abertura, uma mínima homenagem foi prestada a memória do Dr. João Bagestão, karate-ka de primeira grandeza que na semana que antecedeu a realização da competição, foi vitimado pela violência urbana que insiste em assolar as populosas cidades.

A competição, apesar de um pouco extensa, transcorreu com grande espírito de respeito, cooperação e superação. Já as disputas entre os clubes se deram de modo acirrado:

  1. lugar - UCB - 151 pontos;
  2. lugar - POWER FIT - 115 pontos;
  3. lugar - SANDOKAN - 87 pontos;
  4. lugar - OKINAWA TE - 53 pontos;
  5. lugar - DOMINGOS SÁVIO - 39 pontos;
  6. lugar - AKA - 29 pontos;
  7. lugar - AMK - 27 pontos;
  8. lugar - KIMEKAN - 20 pontos;
  9. lugar - RCS - 20 pontos;
  10. lugar - HAITO - 13 pontos;
  11. lugar - CEI ITAIPUAÇU - 2 pontos.
  12. lugar - JK - 0 pontos;
  13. lugar - ARTES - 0 pontos.

Resultados da AMK:

  • Larissa Barbosa Braga - Campeã Juvenil Open em shiai kumite;
  • Marcos de Souza - Campeão Senior vd/pt - 65Kg em shiai kumite.

Agora nossos valorosos karate-ka se empenharão pelo Intercolegial Mc Donald's & O Globo, pelo Campeonato Estadual, e pelo maior desafio de suas carreiras, o qual Larissa Barbosa Braga, atual Vice-Campeã Pan-Americana e Penta Campeã Brasileira consecutiva (shiai kumite), e seu irmão Eric Henrique Braga, Campeão Sul-Americano e Pan-Americano em 2008, enfrentarão no 6° Campeonato Mundial Junior de Karate, a ser realizado na cidade de Rabat, Marrocos, em novembro próximo. Independentemente de qualquer resultado a ser conquistado, a classificação em sí já é um marco na história do karate-do da região, haja vista que ninguém antes conseguiu a façanha de competir no Campeonato Mundial da Federação Mundial de Karate (WKF), entidade com mais de 170 países filiados e reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A Associação Maricaense de Karate-Do desenvolve voluntariamente no Colégio Estadual Domício da Gama, o projeto Vencer a si próprio. Este projeto de iniciação esportiva tem por objetivos alavancar a capacidade de aprendizagem dos alunos da escola através da prática não só esportiva, mas também cultural, educacional e motivacional, além de promover a socialização dos escolares tendo como principal incremento a prática desta arte marcial que se fundamenta na educação da vontade e em apurado treinamento físico e mental.

Para conhecer mais sobre estes guerreiros e o projeto Vencer a si próprio, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou contate-nos pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .

Prof.° José Roberto Braga. (Prof° Ed. Física, faixa preta 3° dan e Diretor Técnico da AMK)

Nenhum comentário: