*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

8ª COPA DO BRASIL DE KARATE - O Renascimento

Após um desempenho que ficou aquém das expectativas ao longo da viagem ao 6° Campeonato Mundial Juvenil, nossos karate-ka Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga parodearam a influente obra de Vladimir Ilyitch Ulianov ao darem "um passo atrás a cada dois passos para a frente". Para tal, eles vem se submetendo a treinamentos ainda mais intensos que os habituais com o propósito uno de se catapultarem desde o início desta temporada. O calendário de competições deste ano teve seu início no sul de Minas Gerais, precisamente em Pouso Alegre, que sediou nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, a Copa do Brasil de Karate. Através de seus clubes, quase oitocentos atletas representaram os estados da Bahia, Brasília, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e o nosso Rio de Janeiro, o que conferiu um recorde de participação. Ao longo dos três dias do evento, cerca de dois mil torcedores mais uma vez se destacaram nesta portentosa competição, que é realizada anualmente no moderno Ginásio Poliesportivo do Colégio São José. Esta tradicional competição nacional de clubes é um evento de alto nível técnico, uma vez que reúne a elite do karate brasileiro nas disputas da modalidade kata (luta imaginária com formas pré determinadas) e na modalidade shiai kumite (luta por pontos). Reafirmando o quilate do evento, outro destaque foi a presença da Seleção Brasileira Senior Permanente de Karate, que está sendo preparada pelos técnicos Luis Otávio Lacombe (infelizmente ausente) e por Rodrigo Barbosa Terra para disputar os IX Jogos Sul-americanos 2010 em Medellín, Colômbia, os XVI Jogos Pan-americanos 2011 em Guadalajara, México, além do 20° Campeonato Mundial Senior de Karate, Belgrado, Sérvia.
A EPTV, afiliada da Rede Globo de Televisão, a exemplo das edições anteriores, fez uma generosa cobertura do evento que foi organizado pelo Clube Minas Kan de Karate com o apoio da Confederação Brasileira de Karate (CBK), entidade oficial de administração desta arte marcial no país. Oficial por ser a única reconhecida pelo MEC, COB e COI.
Maria Cecília de Almeida Maia, a popular Ciça, Bi Campeã Mundial de karate, encantou até a torcida rival ao desconcertar as suas adversárias. Em sua categoria de peso na contenda de shiai kumite ela se sagrou Campeã, já na categoria Open, ficou com o Vice-Campeonato ao ser vencida por Valéria Kumizaki, Campeã Mundial em 2005. Nada mal para quem já passou dos quarenta anos. Ciça é considerada o "Romário do karate feminino".
Larissa Barbosa Braga e Valéria Kumizaki Eric Henrique Braga e Valéria Kumizaki, casal de bochechudos
Isabela Santos, Larissa Barbosa Braga e Natasha Kussano

A Associação Maricaense de Karate foi representada nesta contenda pelos karateka Eric Henrique Braga, Larissa Barbosa Braga, ambos Campeões Pan-americanos em 2008, e por José Roberto Braga, técnico com credenciamento nível "A" CBK.
A Prefeitura Municipal de Maricá, em esforço para viabilizar o esporte amador da cidade, através de sua Secretaria de Esportes apoiou nossa equipe, sendo que parte dos recursos necessários a viagem foi conquistada através da ajuda de amigos e comerciantes da cidade, que sensibilizados com a nobre causa, contribuíram com o "Livro de Ouro" de nossos incansáveis guerreiros. Destaque para o apoio ofertado pelo Auto Posto Mataruna.
O primeiro dia de competições foi dedicado a modalidade kata. Considerando as dificuldades ocorridas na semana que antecedeu o evento, os resultados foram considerados satisfatórios em virtude da qualidade dos fortes adversários, que são especialistas na modalidade.
Eric Henrique Braga assegura sua terceira vitória e avança para as semifinais

Competente execução do kata Kanku Sho
Preterido por dois árbitros, que viram erros grosseiros de seu adversário, Eric Henrique foi aclamado por técnicos e colegas presentes mas evitou comentários sobre a questionável decisão. Ainda decepcionado com a sua ausência na final, assistiu a uma pífia atuação do atleta de Brasília.
Resultados da competição de kata:
No domingo, 28/02, dia da competição da modalidade shiai kumite, um clima de guerra se estabeleceu na categoria Junior Feminino.
Larissa Barbosa Braga, Penta Campeã Brasileira consecutiva, e Janaína Costa, Bi Campeã Brasileira, protagonizaram um duelo titânico durante a fase semifinal. Como se equivaleram tecnicamente, a vitória (6 x 0) foi assegurada pelo excelente condicionamento físico, construído pela competente equipe da Academia Equipe Forma, aliada a dedicação de quem sabe onde quer chegar. A rivalidade entre as duas fez com que o orgulho ferido da derrotada se tornasse impedimento de se fazer presente ao pódio durante a cerimônia de premiação. Prelúdio de grandes embates ao longo da temporada...
Resultados da competição de shiai kumite:
Pela primeira vez ao longo de cinco participações na Copa do Brasil de Karate, Eric Henrique Braga ficou fora do pódio. Sua categoria (Cadete), dentre outros, estava composta por nada menos que cinco ex-atletas da Seleção Brasileira, o que iminentemente anunciava o clima de "matança" dado o regulamento de eliminatórias simples. Para aumentar ainda mais o grau de dificuldade, logo na primeira luta ele enfrentou seu algoz das últimas duas Copas.
Apesar do erro infantil cometido logo no início da luta, Eric Henrique em momento algum desistiu de tentar sobrepujar o adverso placar com as suas viscerais investidas. No entanto, apesar de permanecer em pequenas desvantagens até o segundo terço do combate (5 x 6), abdicou de estratégias na tentativa cega de reverter o quadro, o que determinou o resultado final em 6 x 11 e a sua precoce eliminação. Ficam as lições de amadurecimento para uma vida...
Ao final da Copa, o Rio de Janeiro (FKERJ) se sagrou campeão geral com 32 medalhas de ouro, o que lhe rendeu o Tri Campeonato (2006, 2007, 2010). A ACEK (SP) ficou com o segundo lugar (24 medalhas de ouro) e a União Carioca (RJ) ficou com o terceiro lugar (11 medalhas de ouro). Baixe aqui o Resultado Geral.
Timaço do Rio de Janeiro liderado pelo agregador Fernando Ribeiro (em pé a dir.)
Próximos desafios:
A Associação Maricaense de Karate-Do desenvolve voluntariamente no Colégio Estadual Domício da Gama o projeto Vencer a si próprio. Este projeto de iniciação esportiva tem por objetivos alavancar a capacidade de aprendizagem dos alunos da escola através da prática não só esportiva, mas também cultural, educacional e motivacional, além de promover a socialização dos escolares tendo como principal incremento a prática desta arte marcial que se fundamenta na educação da vontade e em apurado treinamento físico e mental.
Para conhecer mais sobre estes guerreiros e o projeto Vencer a si próprio, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou contate-nos pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .
APOIO

José Roberto Braga
Prof° Ed. Física, faixa preta 3° dan e Diretor Técnico da AMK

6 comentários:

Carlos Henrique Cardoso da Paixão disse...

Parabéns!

São dois grandes guerreiros.

OSS!

Prof° Gilberto Teixeira disse...

Olá José Roberto, quanto tempo!

Fico feliz em saber que mais uma vez o karate de Maricá vem representando o nosso estado com tamanho brilhantismo.

Um abraço e mais uma vez parabéns!

Gilberto Teixeira

Roberto Corredor disse...

Excelente matéria, parabéns pela atitude!

Torço pelos teus gurís.

Abraços

Roberto Corredor

Sylvia Magalhães disse...

BOA SORTE e SUCESSO aos nossos atletas!!!!!


Estarei por perto!!!


Bjs

Franz Margherini disse...

Boa noite José Roberto!

Mais uma vez você está de parabéns pelo excelente trabalho!

Janaína Cordeiro disse...

Parabenizamos o Eric e a Larissa pelo brilhantismo de seus resultados na Copa Brasil.
Um forte abraço aos pais corujas!!!!(kkkk)

Valeu Zé Roberto, a gente se ve lá no "The Best".