*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

RUMO A ARACAJU!

Neste terceiro domingo de maio (17), foi realizada no Grajaú Country Clube, Rio de Janeiro, a etapa final da seletiva estadual, que além de ter sido uma grande oportunidade de confraternização entre o público karate-ka do Estado do Rio de Janeiro, tinha por objetivo classificar os vencedores das respectivas categorias nas modalidades de kata (luta imaginária formal) e kumite (luta por pontos) para integrar a Seleção Fluminense que disputará as competições do calendário nacional 2009.
Hino Nacional Brasileiro
Ao longo de três etapas anteriores e a finalíssima deste ensolarado domingo carioca, a Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ), que é a entidade oficial de administração desta arte marcial no estado, e realizadora deste evento, que contou com a participação de mais de 450 atletas oriundos de 34 clubes de todo o Estado, provavelmente formou a seleção mais forte dos últimos anos, demonstrando assim, o sucesso que é esta seletiva que tem o sugestivo nome de The Best of The Best. Uma cerimônia especialmente organizada para premiar os atletas medalhistas será realizada no auditório do Estádio Célio de Barros, Rio de Janeiro no dia 20/06/09 as 18h. Você está convidado a ir prestigiar os melhores karate-kas do Estado do Rio de Janeiro!
A FKERJ é reconhecidamente como oficial por ser a única federação de karate no Estado do Rio de Janeiro reconhecida pelo MEC, COB e COI, e que realiza as competições promovidas pelos Governos Municipais e Estadual, tais como as Olimpíadas Escolares, o JEEP, o JEPAR e o JAI, além do Intercolegial Mac Donalds O Globo.
Larissa e Eric (ao centro), ladeados por uma constelada torcida
A contenda também foi prestigiada pelo técnico da Seleção Brasileira Infanto-Juvenil (14/15 anos), Rodrigo Barbosa Terra, que esteve com os olhos fixos na citada classe. Na foto acima, vestindo a bela camisa do COB, você pode vê-lo ladeado a sua direita por Jaime Pinto (ex técnico da Seleção Brasileira) e Ulisses Sampaio, que é o técnico da Seleção Brasileira na classe Infantil (12/13 anos); já a sua esquerda estão os nossos pequenos guerreiros, Larissa e Eric, Genival Ferreira (técnico da Seleção Brasileira de kata) e ninguém menos que Maria Cecília de Almeida Maia, a Ciça, com "apenas" três títulos mundiais na bagagem (!!!). Realmente uma foto para se orgulhar em estar!
Para mais este desafio, a Associação Maricaense de Karate-Do (AMK), única entidade a representar o karate oficial na cidade de Maricá, RJ, e também a única a frequentar o circuito de competições da FKERJ, federação a qual é filiada desde a sua fundação em 1991, enviou os karate-kas Eric Henrique Braga (14), atual Bi Campeão Brasileiro, Campeão Sul e Pan-Americano, Larissa Barbosa Braga (15), atual Tri Campeã Brasileira e Campeã Pan-Americana, e José Roberto Braga (35), que é o técnico da equipe. Através dos resultados obtidos ao longo das três etapas que somaram-se aos desta final, a AMK conquistou uma honrosa posição para a nossa cidade ao terminar como o 9° clube na classificação geral, que tinha 34 ao todo. Se tomarmos as cidades de origem dos clubes como referência, a AMK ficou com a 3ª colocação geral, só perdendo para Nilópolis e para a capital Rio de Janeiro. É Maricá na vanguarda do karate-do no interior do Estado do Rio de Janeiro!
Sob olhares do técnico da Seleção Brasileira, Eric Henrique prepara a performance do kata Enpi
Resultados da competição individual de kata:

Para Larissa, este domingo teve sabor especial: sabor de vitória! Se na 3ª etapa ela vencera aparentemente beneficiada pela ausência da então líder de sua categoria de kata, desta vez, em confronto direto, Larissa não deixou restar dúvidas acerca de seu desempenho ao faturar mais uma medalha de ouro. Parciais de 3 x 0 e 2 x 0.

Pela segunda vez em sua carreira, Larissa fez acontecer o que para muitos era considerado tabu: vencer uma favorita. E olha que na primeira vez a favorita era ninguém menos que a recém Tri Campeã Brasileira consecutiva na modalidade kata, feito realizado por ela na 6ª Copa do Brasil de Karate. Que ela continue merecedora de tantas bençãos!

Eric Henrique fez jus a sua classificação para esta final ao executar o seu melhor kata contra ninguém menos que Christian Tavares, atual Campeão Pan-Americano, e conquistou um suado e justo bronze (0 x 3).

Resultados do shiai kumite:

Apesar do resultado positivo conquistado na 7ª Copa do Brasil, realizada em março deste ano em Pouso Alegre, MG, ao ser o único fluminense, dentre oito, a subir ao pódio, Eric Henrique ainda não encontrou a sua melhor luta neste ano, haja vista que a sua consistente regularidade insiste em não lhe retornar. Provavelmente, boas noites de sono e intensos treinamentos táticos possam lhe ajudar a se reencontrar nesta nova e difícil categoria.
Com lutas "burocráticas" mas conscientes, Larissa conseguiu carimbar seu passaporte para disputar o seu 5° Brasileiro consecutivo ao derrotar experientes adversárias por 3 x 0 e 2 x 1. "Mordida" pela sua fraca performance na 7ª Copa do Brasil, Larissa vem se esforçando para não pagar caro por erros mínimos, mas capitais.
Cientes do enorme desafio que se apresenta, nossos karate-kas seguem em suas preparações com o sólido objetivo de voltar à Seleção Brasileira, haja vista que nela não há lugar cativo, sendo necessário estar "na ponta dos cascos" na hora e local exatos. Para tanto, a Academia Equipe Forma, através de seus competentes profissionais, contribui com as suas preparações físicas.
A Associação Maricaense de Karate-Do desenvolve voluntariamente no Colégio Estadual Domício da Gama, o projeto Vencer a si próprio. Este projeto de iniciação esportiva tem por objetivos alavancar a capacidade de aprendizagem dos alunos da escola através da prática não só esportiva, mas também cultural, educacional e motivacional, além de promover a socialização dos escolares tendo como principal incremento a riqueza do "caminho das mãos vazias", o karate-do.
Para conhecer mais sobre estes guerreiros e o projeto Vencer a si próprio, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou contate-nos pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .
Prof.° José Roberto Braga.
(faixa preta 3° dan, diretor técnico da AMK e graduando em Ed. Física)

3 comentários:

Joil Pimentel Dias disse...

Parabéns Professor!

Abs.

Joil Pimentel Dias

Janaína Cordeiro disse...

Parabéns pela bela reportagem

Um abraço.

Janaína Cordeiro

Ronyse Carvalho disse...

Parabéns pela bela trajetória.

Somos orgulhosos de tê-los como esportistas.

Saudações e com certeza muitas vitórias virão!

Ronyse Carvalho