*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

7ª COPA MARICÁ DE KARATE - A Superação


A Associação Maricaense de Karate-Do (AMK), tradicional escola desta arte marcial no município de Maricá, RJ, realizou no domingo, 18/08/2013, no ginásio do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, a 7ª Copa Maricá de Karate, competição que integra os calendários oficiais da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) e da Prefeitura Municipal de Maricá (PMM).
Atletas, dirigentes e autoridades perfilados na Cerimônia de Abertura

Realizada anualmente, sempre no mês de agosto, a Copa Maricá recebe um númeroso e diverso público participante. Desta vez, vieram a Maricá, município considerado portal da turística Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, aproximadamente trezentos atletas filiados a vinte e seis clubes oriundos das cidades fluminenses de Araruama, Carmo, Duque de Caxias, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Saquarema, além de especiais convidados de cidades de outros estados como Cataguases (MG), Guarulhos (SP), Santos (SP), Serra (ES), Ubá (MG) e Venda Nova do Imigrante (ES), que também vieram abrilhantar o evento em meio ao público espectador de aproximadamente seiscentas pessoas.
Atletas de 26 clubes do RJ, ES e SP na Cerimônia de Abertura

Previamente divulgada no convite do evento, os participantes puderam desfrutar da rede de hoteis e pousadas de Maricá. A organização disponibilizou alojamento no Colégio Estadual Domício da Gama, o qual foi gentilmente cedido pela Diretora, Profª Cristina Seeberger. Dado o currículo e quantidade dos atletas participantes, a 7ª Copa Maricá de Karate é o maior evento esportivo da cidade e também é considerado o melhor evento de artes marciais da Região dos Lagos. 
Destaques do evento, os árbitros da FKERJ e FMK deram um show de profissionalismo e competência

Sua realização se deu graças ao apoio de um pool de empresas do município e região em sinergia com a PMM, que não mediu esforços para disponibilizar a logística necessária por meio de suas Secretarias de Esportes, Educação e Saúde. Em números absolutos, a 7ª Copa Maricá de Karate foi a segunda maior competição da modalidade neste ano no Estado do Rio de Janeiro, sendo superada apenas pela Seletiva Estadual para o Campeonato Brasileiro.
A FKERJ, entidade oficial de administração desta arte marcial em nosso estado, devidamente reconhecida pelo MECvinculada aos Comitês Olímpicos Brasileiro (COB) e Internacional (COI) por meio de sua filiação a Confederação Brasileira de Karate (CBK), apoiou de forma inestimável, conjuntamente com a direção geral do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, a 7ª Copa Maricá de Karate. 
A Mesa de Honra foi composta por personalidades do karate-do e pelo Secretário de Esportes de Maricá, Leonardo Silva

As vésperas do evento, o local do certame foi alterado do Colégio Cenecista Maricá para o C. E. Joana Benedicta Rangel em virtude de divergências entre a direção do Colégio Cenecista Maricá, sede de três edições anteriores, e a PMM. Graças ao empenho e dedicação desprendidos pela secretária da AMK, Profª Ana Maria Braga, e a presteza da direção do C. E. Joana Benedicta Rangel, o evento pôde ser realizado com competência e superação.
O jovem karateka Luiz Palermo, e todos os presentes, em luto, homenagearam os Mestres Benedito Nelson "Mão de Ferro" e Alcyone Machado, que fizeram suas passagens no início do mês
"Benedito Sama!"
"Alcyone Sama!"

A Cerimônia de Abertura teve seu início as 13h com a execução do Hino Nacional. Entre as autoridades, estiveram presentes o secretário de Esportes de Maricá, Leonardo Silva, o presidente da FKERJ Juarez dos Santos e sua diretoria, os Mestres Fernando Gomes, Amaury Alves, Mário Sergio, além dos técnicos da Seleção Estadual Fluminense, Fernando Ribeiro, Genival Ferreira, Jaime dos Reis, Maurício Santiago e Moacir Varella. Ausente por problemas de saúde, o presidente da AMK, Carlos Henrique Paixão Sensei, parabenizou a todos pela perseverança e promoção da arte marcial karate-do.
Atletas da Seleção Brasileira Junior: Danielle Lima, Eric Henrique BragaLarissa Barbosa Braga, Fernanda Ferreira, Pedro Patrício e Juliana de Oliveira

Após os tradicionais discursos das principais autoridades presentes a Mesa de Honra, foram prestadas homenagens em memória a dois dos maiores Mestres do karate-do do Estado do Rio de Janeiro, falecidos no início do mês de agosto, Benedito Nelson "Mão de Ferro" e Alcyone Machado. Ao final da Cerimônia, o ex-presidente da FKERJ, Fernando Gomes, brindou o numeroso público presente com uma canção gospel e foi aclamado por todos os presentes.  
Larissa Barbosa Braga entoou o "Juramento dos Atletas", o Profº Fernando Ribeiro realizou o "Juramento dos Técnicos" e a Profª Madalena Faria o "Juramento dos Árbitros"

A exemplo da abertura das Olimpíadas de Londres 2012, após a saudação oficial de abertura do evento, foram realizados os juramentos dos atletas, dos árbitros e dos técnicos. A organização da Copa Maricá de Karate disponibilizou ao público um monitor de 32" que exibia, em tempo real, o cômputo geral de medalhas dos clubes como prova de transparência e eficácia. O evento foi gentil e integralmente transmitido ao vivo na internet pelo site www.dkakyo.com.br.
 Competição da modalidade kata

A competição teve seu início as 9h30min com as disputas individuais da modalidade kata (luta imaginária com formas pré determinadas) em suas diversas categorias: Mirim (6/7 e 8/9 anos), Infantil (10/11 e 12/13 anos), Cadete (14/15 anos), Junior (16/17 anos), Senior (18 anos e acima) e Master (36 anos e acima) subdivididas em "Iniciantes" (faixas branca a laranja) e "Principal" (faixas verde a preta). 
 Eric Henrique Braga ao final do kata Enpi
Na 2ª rodada,  Eric Henrique Braga executou o kata Gojushi Ho Dai

Destaques da modalidade, entre eles o campeoníssimo capixaba Márcio Stein, a carioca Carolina Varella e a maricaense Larissa Barbosa Braga, Deca Campeã Brasileira consecutiva e Campeã Pan-Americanaelevaram ainda mais o nível da competição, mesmo não sendo os únicos a emprestarem os frutos do suor de seus treinamentos para o sucesso do evento. 
Patrick Dutra x Estevão de Jesus

Os iniciantes também tiveram relevante grau de importância, exatamente pela inspiração que promovem nos mais experientes devido ao chamado "espírito de principiante". 
As finais das principais categorias da modalidade kata (Senior masc. e fem.) foram realizadas imediatamente após o término da Cerimônia de Abertura. Tal destaque valorizou a técnica dos competidores e o espetáculo, que teve o reconhecimento do público por meio de efusivos aplausos. Na categoria masculina, sagrou-se vencedor o paulista Estevão de Jesus, que superou o carioca Victor Maciel, representante da Marinha do Brasil. O karateka Márcio Stein do Espírito Santo ganhou a disputa pelo bronze e completou o pódio. A final feminina da categoria Senior de kata foi decidida entre Larissa Correia, atleta de Nilópolis, e Carolina Varella, que sagrou-se vencedora por 0 x 5.
Em treinamento para o Pan JuniorEric Henrique Braga lutou duas categorias acima da sua

A AMK, organizadora do evento, inscreveu apenas três atletas: Danielle Lima, Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga, os quais também trabalharam na organização do evento. Comandada pelo Profº Ademir Gonçalves, a arbitragem da competição transcorreu com nível técnico satisfatório e foi gerenciada pelo exclusivo Sistema Ronin de chaves e placares digitais. Além do talento dos atletas, os placares digitais desenvolvidos pela AMK Eventos chamaram a atenção dos presentes pelo perfeito funcionamento.
 Larissa Barbosa Braga (dir.) na semifinal Senior
Larissa Barbosa Braga disputou e venceu a categoria Senior por 4 x 0 e 5 x 0

Além das estatísticas e chaves da competição, conheça aqui os resultados geral e individuais da 7ª Copa Maricá de Karate.

Repercussão positiva:
Larissa Barbosa Braga venceu a categoria Senior

Próximos desafios da temporada:
Agosto
Outubro
  • 06 - Copa Mente Força de Karate - Rio de Janeiro/RJ
  • 13 - Jogos Abertos do Interior - Mogi das Cruzes/SP
  • 27 - Campeonato Regional dos Lagos de Karate - Araruama/RJ 
Novembro
  • 07/10 – 8º Campeonato Mundial Junior – Guadalajara, Espanha;
  • 02/03 – Campeonato Estadual de Karate – Rio de Janeiro/RJ;
  • 09 – 8ª Copa Leão de Karate – Rio de Janeiro/RJ.
Técnicos Jaime dos Reis, Manoel Varella, Fernando Ribeiro e a nossa Larissa Barbosa Braga

Para conhecer mais sobre estes guerreiros, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou entre em contato pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .
Família Braga

Muito obrigado a todos os apoiadores, amigos, participantes, público, árbitros, técnicos e dirigentes! Prestigie os  apoiadores  da 7ª Copa Maricá de Karate. Até a próxima oportunidade!

José Roberto Braga
Prof° Ed. Física CREF 031403-G/RJ, faixa preta 3° dan, Reg. CBK 3.079Reg. FKERJ P 0795

36 comentários:

Luiz Palermo disse...

Obrigado Sensei José Roberto Braga pelo carinho, pelo grande amor ao karate!

Faltam-me palavras para realmente agradecer a altura de seu gesto.

Oss!!!

Fabio Juan disse...

Realmente é preciso valorizar, principalmente crianças que já carregam consigo tamanho senso de respeito!

Meus parabéns José Roberto Braga pela iniciativa!

Oss

Luciano Mancusi disse...

Esse cara é demais!!!

Nei Márcio disse...

José Roberto, como disse o nosso ex-presidente Sensei Fernando Gomes, também acredito que você foi colocado à prova e você foi aprovado, com toda certeza, com uma nota acima da média.

Deus conhece nossas limitações e jamais nos poria diante de uma prova insuperável. Falhas acontecerão, críticas surgirão, mas elas talvez nos são muito mais úteis do que os acertos e os elogios.

Lembro-me de certa vez que cheguei a você (estávamos na Copa Alain Ruta em Barra Mansa) e perguntei se poderia fazer um comentário, uma crítica a respeito das fórmulas e critérios utilizados para o cálculo do rendimento das associações (clubes, equipes, seleções, etc) e você me deu a seguinte sábia resposta: "Se eu não ouví-las, como vou poder melhorar o meu trabalho?" E é por esta maneira de enxergar é que tem conseguido alcançar horizontes talvez inimagináveis em tempos remotos.

Parabéns pelo belo trabalho!

Luiz Palermo disse...

Parabéns Sensei José Roberto Braga!

Nós todos sabemos das grandes dificuldades que o senhor rompeu para que nós estivéssemos competindo nessa maravilhosa Copa Maricá, seguramente o maior evento de karate da Região dos Lagos.

Que sua luz continue a nos iluminar. Obrigado pela grande homenagem ao pequeno guerreiro saquaremense Luiz Palermo, emocionou a todos.

Oss!!!

Verônica Ferreira disse...

José Roberto Braga, parabéns pela Copa Maricá, mesmo com o problema em relação ao local, o campeonato seguiu de uma forma tranquila e organizada, foi muito bom voê não tê-la cancelado, valeu muito a pena ter ido e participado de mais essa copa.

Que venham as outras!!!

Ana Palermo disse...

Obrigada SENSEI por tudo, OSS!

Franz Margherini disse...

Fiquei muito contente e satisfeito em poder ter participado de mais uma Copa Maricá!

Oss...

Luiz Antônio Pereira disse...

Parabéns pelo evento e obrigado pelo convite.

Pude me reencontrar com velhos companheiros e com a atmosfera das competições que há muito tempo não vivenciava.

Valeu!

Luiz Antônio Pereira
Conselheiro do CREF1

Hernani Lopes disse...

Parabéns José Roberto Braga pelo evento!!!!!!!!

Márcio Stein disse...

Parabéns José Roberto!!

Luiz Palermo disse...

Parabéns Sensei José Roberto.

Estaremos juntos na 8ª edição!

Oss!!!

Miriam Esperança disse...

Parabéns.

Josimar Oliveira disse...

Parabéns ao organizador e Professor José Roberto Braga pelo belo evento que tem sido a Copa Maricá, e, principalmente, pelo empenho em não deixar que isto tudo não acontecesse por força de motivos outros. Parabéns também a toda sua equipe por comprovar que são nas quedas que o rio pega velocidade e derruba tudo em seu caminho para alcançar o mar.

Me inclino a todos vocês.

No Budo. Oss!

Danielle Lima disse...

Amei muito!!!!!

Henrique Ribeiro disse...

PARABÉNS PELO EVENTO !!!!

Teruko Monteiro disse...

FELICIDADES E MUITAS ALEGRIAS PARA TODOS!!!

Márcio Stein disse...

Bom Dia José Roberto e Família,

venho através desta mensagem agradecer e parabenizar a toda a sua equipe pela dedicação e luta pelo desenvolvimento do karatê em sua cidade, estado e país. São pessoas como você que fazem o esporte ganhar crédito, e ontem você provou que realmente é um guerreiro pelas coisas que defende.

No mais, me desculpe de sair sem me despedir, pois você estava muito atarefado, sei o que é isso, e também por te encher um pouco a paciência no evento (rrsss).

Grande abraço e continue na luta, você é o cara!!!

"OSS"

Jenyfher Karateca disse...

Oss sensei,

Gostei muito da competição, muito bom mesmo!

Oss

Muito obrigado!!!

Clemente Santiago disse...

Parabéns meu amigo por mais um evento realizado te desejo uma boa semana de descanso.

Cynthia Lobo disse...

Parabéns por mais um evento...

Bj em todos!!!

Manoel Varella disse...

Zé,

Primeiramente desculpe por não ter ido aí.

Parabéns a toda família pela coragem e determinação, apesar de todos os problemas é isso aí!

Aprígio disse...

Parabéns José Roberto por mais um grande evento! Desculpe por não participar dessa grande família. Te prometo que estarei no próximo evento pois estou com muito alunos...

Estou organizando um grande campeonato de karate aqui em Macaé junto com a prefeitura e várias empresas!

Parabéns mais uma vez!!!!

Forte abraço!

Madalena Faria disse...

Parabéns José Roberto Braga, seu evento foi maravilhoso!

Foi uma honra poder participar deste evento, o qual você faz com muito carinho...

Oss...

Carlos Antonio Paiva disse...

Oss

Parabéns pelo evento grande Zé!

Rodrigo Dantas. disse...

Parabéns José Roberto pelo belíssimo evento e pela cobertura de outros campeonatos que você sempre faz, por sinal muito bem.

Abraços e Oss.

Rodrigo Dantas.

José Caetano disse...

Parabéns pelo grande evento!

Oss

Marcio Ribeiro disse...

Parabéns meu amigo, me lembrei agora do primeiro evento que você fez ai em Maricá, tudo bem na base do improviso, eu estava lá!!!

Vivianne Bagestão disse...

DEUS abençoa sempre quem age com lealdade, perseverança e integridade.

Vocês ainda vão longe, porque assim é a vida: Colhemos o que plantamos.

Parabéns pelo evento!

Leonardo Mozer disse...

É Zé, vocês se superam a cada ano...

Parabéns mais uma vez.

Abs

Teruko Monteiro disse...

PARABÉNS a todos e ao valente José Roberto Braga Sensei!!!

Ver tantos atletas participantes, crianças e jovens principalmente, me emociona porque estão se aprimorando!!!

Quem for bem formado, melhor poderá contribuir ao seu meio e seu tempo!!!

Sanmar disse...

SANDOKAN
Fiquei muito feliz em ter participado de 7 copas realizadas por vc meu amigo espero participar da 8ª copa se DEUS permitir e eu ainda estiver no RJ, Parabens realmente de todas as Copas essa foi da superação, Parabens pra vc e toda essa familia maravilhosa que vc tem, oss!!!

Corrado Spallanzani disse...

Parabéns pelo magnífico evento.

Eu era amigo tanto do Benedito como do Alcyone nos encontramos muitas e muitas vezes, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. Que Kamisama os tenha junto ao seu reino em plena harmonia para o devido descanso dos guerreiros, lugares sobejamente por eles merecido.

OSS!!!

Corrado

ILDO ANDRADE disse...

EU, MEU FILHO JOÃO VITOR (MEDALHA DE BRONZE CAT.08\09 ANOS) E TODA A FAMILIA ASKS, PARABENIZAMOS POR ESSE GRANDE EVENTO.

SEGUNDA VEZ QUE ELE VAI E CONQUISTA SEU OBJETIVO. AINDA APROVEITAMOS A CIDADE, COM A FESTA DA IGREJA, PARQUINHO, COMIDAS NA PRAÇA E JOGAMOS UM BELO FUTEBOL NO CAMPO ATRÁS DA IGREJA.

OSS.

E GOSTEI DA FOTO ABAIXO COM ELE DESENVOLVENDO SEU KATA (FAIXA AZUL).

PARABÉNS

ILDO ANDRADE

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho Professor.

Marcio Caldeira de Amorim disse...

Zé Roberto,

Parabéns! Com todo imprevisto vocês foram acolhedores, e o que eu observo é a vontade de fazer o melhor. Sempre te admirei, porque pessoas honestas estão em extinção.

Muito sucesso!

Ps: essa é a minha 5ª Copa Maricaense, não falto uma.

Oss!