*** NIJU KUN: 1- Não se esqueça que o Karate deve iniciar com saudação e terminar com saudação; 2- No Karate não existe atitude ofensiva; 3- O Karate é um assistente da justiça; 4- Conheça a si próprio antes de julgar os outros; 5- O espírito é mais importante do que a técnica; 6- Evitar o descontrole do equilíbrio mental; 7- Os infortúnios são causados pela negligência; 8- O Karate não se limita apenas à academia; 9- O aprendizado do Karate deve ser perseguido durante toda a vida; 10- O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana; 11- O Karate é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria; 12- Não pense em vencer, pense em não ser vencido; 13- Mude de atitude conforme o adversário; 14- A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU); 15- Imagine que os membros de seus adversários são como espadas; 16- Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários; 17- No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais; 18- A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente; 19- Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força, expansão e contração corporal, técnicas lentas e rápidas; 20- Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre."

Open Brasil de Karate

Seguidores

Academia VIP Bolsa Atleta Federal Bolsa Atleta Estadual Restaurante Varandão do Zé Carlos
DVDs de Karate-Do Kimonos Opção - A Marca dos Campeões

O Melhor da Net

Nihon Karate Kyokai Mão de Ferro Escola de Karate-Do do Brasil Karate Santamariense Mosteiro Zen Morro da Vargem Jutsko - Gustaaf Lefevre Junior Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Comitê Brasileiro de Clubes

Visualizações

Visitantes

Translate

CAMPEONATO ESTADUAL DE KARATE 2008

A Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) realizou neste sábado, 22/11/08, no Ginásio Poliesportivo do Clube de Regatas Vasco da Gama, o Campeonato Estadual de Karate Edição 2008 para as classes Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil, Junior, Senior e Master, que disputaram as modalidades de kata (demonstração pré-determinada) e shiai kumite (luta por pontos). O evento contou com a presença de aproximadamente 400 atletas de 39 clubes de Valença a Campos, além de um numeroso e fiel público das arquibancadas. O Campeonato Estadual de Karate é a maior competição oficial desta Arte Marcial em nosso Estado e fechou com chave de ouro o calendário desportivo 2008 da FKERJ.
O maior destaque do evento foi o elevado nível dos competidores inscritos, dentre eles as feras dos Jogos Panamericanos Rio 2007 Vinícius Souza, Carlos Lourenço, Caio Duprat e Juarez Santos, os Campeões Panamericanos 2008 Eric Henrique Braga, Larissa Barbosa Braga e Christian Pontes, além da Super Bi Campeã Mundial (92/98) Maria Cecília de Almeida Maia, a Ciça, que recebeu homenagens pelos seus recém títulos conquistados no Mundial Shotokan realizado no Canadá no início de novembro e no Brasileiro Adulto 2008.
Sensei Genival Ferreira (4° dan), Sensei Eraldo Soares (5° dan), Kyoshi Celso Rodrigues (7° dan), Renshi Geraldo Ferreira (6° dan) e Sensei Roberto Viana (3° dan) com Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga
A Associação Maricaense de Karate (AMK) classificou para esta contenda seus alunos, Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga, atuais Campeões Panamericanos, que sob a batuta do técnico José Roberto Braga obtiveram os seguintes resultados: Kata:

Kumite:

Geral:

  1. VASCO DA GAMA - 20 medalhas de ouro;
  2. HAITO - 12 medalhas de ouro;
  3. SAGA - 9 medalhas de ouro.

Dentre os 39 clubes participantes, a AMK ficou com a honrosa 16ª posição no Estado do Rio de Janeiro dado o quilate de seus dois representantes.

Apesar dos acertos, também pôde-se perceber graves erros na contenda, dentre eles:
  • A saída do Renshi Geraldo Ferreira da Diretoria de Arbitragem em favor de uma Comissão composta pelos melhores árbitros do quadro estadual.
  • O desrespeito ao Artigo 21.9 do Regulamento da Federação Mundial de Karate (WKF), que assinala a proibição da dupla filiação dos atletas ligados a esta entidade, haja vista que alguns integram simultaneamente as Seleções Estadual e Brasileira Oficial (CBK) e outras federações paralelas de nível duvidoso, onde buscam resultados que lhe justifiquem a manutenção de seus patrocínios.

Os infortúnios causados pela péssima qualidade da arbitragem, tanto em kata quanto em kumite, tiveram sua origem no fato de que os integrantes da Comissão de Árbitros apenas coordenaram e não atuaram de fato, o que ocasionou um forte declínio no nível das decisões tomadas por árbitros de baixa classificação. Com isto, foram prejudicados a atual Campeã da Copa do Brasil, Larissa Barbosa Braga, na fase semi-final de kata contra a atleta da casa (2 x 3), e seu irmão, Eric Henrique Braga, na final do kata Infanto-Juvenil (1 x 2).

Como logo a seguir às lamentáveis decisões da arbitragem o próprio técnico do Vasco, da Seleção Estadual e da Seleção Brasileira, Sensei Genival Ferreira, acusou as injustiças cometidas contra os nossos protagonistas, restou-nos um sentimento de vitória mesmo com a "derrota". Nada que um Campeonato Brasileiro de Kata não equalize, pois lá o nível dos árbitros é diferenciado, isento de bairrismos e de sentimentos mesquinhos.

Nos dias 05 e 06/12 acontecerá no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Kata, e no dia 07/12, no mesmo local, o 1° Campeonato Brasileiro Universitário Oficial. A AMK estará presente para tentar quebrar o tabu desta conquista que ainda nos escapa (2005, 2006, 2007).

CIRCUITO CARIOCA 2008 - FINAL

No dia 16/11 o Ginásio Poliesportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, RJ, abrigou a 3ª e última Etapa do Circuito Carioca de Karate, que é organizado pelo Sensei Moacir Varella, faixa preta 4° dan e Presidente da Associação Mente Força. O evento é um costumeiro sucesso em função de seu alto nível técnico.

A AMK esteve presente para este desafio e conquistou os seguintes resultados:

Nesta tradicional competição Larissa Barbosa Braga sagrou-se Tri Campeã Geral (2006/2007/2008) e seu irmão Eric Henrique Braga conquistou o título de Campeão Geral 2008.

Prof.° José Roberto Braga. (faixa preta 3° dan, Diretor Técnico da AMK e graduando em Ed. Física)

Nenhum comentário: